As regras da aposentadoria 2024 sofrerão alterações. Portanto, milhões de brasileiros que são aposentados e pensionistas do INSS serão fortemente impactados. Mas também, quem está pensando em aderir ao programa sentirá a mudança.
A partir de 2024, homens e mulheres que desejam ter acesso a uma aposentadoria do INSS terão mudanças pela frente. Uma dessas alterações é a idade mínima para realizar a concessão deste benefício foi alterada.
No entanto, a lista é maior do que uma simples modificação. Veja, a seguir, como ficarão as regras da aposentadoria 2024 que passam a valer a partir de janeiro.
Novas regras da aposentadoria 2024

A aposentadoria por idade é concedida a partir de critérios específicos, como a faixa etária alcançada e o tempo de contribuição ao sistema previdenciário. Em 2023, uma alteração conclusiva indicou que não haverá novas modificações nesta categoria em 2024. Portanto, agora os homens deverão possuir 65 anos e as mulheres, 62 anos.
Leia mais: INSS Libera Pagamentos Atrasados para Específico Grupo de Aposentados – Consulte a Lista!
Requisitos para se aposentar em 2024
Para se aposentar por idade em 2024, os homens devem ter atingido a idade mínima de 65 anos e as mulheres, 62 anos. Ademais, é requerido que ambos tenham contribuído por um período de, no mínimo, 180 meses (15 anos) ao INSS, garantindo assim a elegibilidade ao benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp
Aposentadoria por pontos
Esta modalidade de aposentadoria tem a concessão do benefício a partir de uma pontuação específica. Portanto, resultante da soma da idade do contribuinte com seus anos de contribuição ao INSS. Em 2023, era necessário que os homens alcançassem um total de 100 pontos e as mulheres somassem 90 pontos. Entretanto, a partir de 2024 os homens deverão acumular 101 pontos e as mulheres, 91 pontos.
Leia mais: Aproveite a Prorrogação do Desenrola Brasil até 2024 para Pagar Dívidas com Desconto!
Expectativa de vida influencia nas regras
O aumento na expectativa de vida do brasileiro passou de 72,8 anos em 2021 para 75,5 anos pelos dados do Censo 2022, como divulgou nesta quarta-feira (dia 29) o IBGE. Contudo, em 2023, é 75,5 anos, segundo o IBGE. Portanto, a mudança na chamada Tábua de Mortalidade da população altera o cálculo de parte das aposentadorias concedidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A nova expectativa de vida do brasileiro altera a tabela do chamado fator previdenciário do INSS. Afinal, usa na concessão da aposentadoria de trabalhadores mais antigos da iniciativa privada.
Leia mais: INSS Libera Pagamentos Atrasados para Específico Grupo de Aposentados – Consulte a Lista!
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!