A partir do aumento do piso salarial em 2023, a margem para empréstimos consignados do INSS também sofreu alterações. Com o novo piso fixado em R$1.320, as margens de consignado subiram.
Essa mudança beneficia os aposentados e pensionistas do INSS, que passam a ter uma margem maior para realizar empréstimos consignados.
Contudo, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ainda não tem acesso ao consignado, uma vez que a Medida Provisória (MP) que visa regulamentar essa possibilidade ainda está em aprovação.
O que determina a margem consignável e quais são os impactos do aumento do piso salarial?

A margem consignável é determinada a partir do percentual máximo de 35% da renda dos beneficiários do INSS que pode ser comprometida com o empréstimo consignado.
Dessa forma, a margem é influenciada diretamente pelo valor do salário recebido pelo beneficiário, sendo que a margem consignável aumenta conforme o piso salarial também é elevado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quais são as vantagens do empréstimo consignado?
O empréstimo consignado possui algumas vantagens em relação a outros tipos de crédito. Uma das principais é a baixa probabilidade de inadimplência.
Uma vez que os descontos são realizados diretamente na folha de pagamento dos beneficiários do INSS, garantindo o pagamento das parcelas do empréstimo.
Além disso, a taxa de juros costuma ser de até 1,97% se comparada a outras modalidades de empréstimos.
Leia em seguida: Surpresa: 14º Salário Sendo Liberado em Alguns Bancos – Conheça as Regras e Valores!
Como ficam os reajustes para quem recebe acima do piso salarial?
No caso dos aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo, também ocorre um reajuste anual no benefício. Porém, o valor é escalonado, com diferentes índices de reajuste conforme a faixa salarial.
Para esses beneficiários, a margem consignável permanece sendo de 45% da renda líquida, distribuídas da seguinte forma:
- 35% para empréstimo consignado
- 5% para cartão de crédito consignado
- 5% para cartão consignado de benefício
Leia em seguida: Grande Novidade: Conheça os 8 Benefícios Imperdíveis do Idoso e Seus Direitos!
Portanto, com o aumento do piso salarial em 2023, a margem do consignado do INSS para aposentados e pensionistas também aumentou, permitindo uma maior disponibilidade de crédito para essa parcela da população.
No entanto, a situação ainda não está completamente definida para os beneficiários do BPC, que aguardam a aprovação da Medida Provisória para ter acesso ao consignado.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

