Em uma recente auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), houve a constatação que 6 em cada 10 solicitações de benefícios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam pela análise de robôs e são negados. Nesse sentido, os dados se referem a pedidos feitos em 2022, correspondendo a um aumento de 41% em comparação com 2021.
Continue acompanhando e confirma mais detalhe sobre o indeferimento de pedidos ao INSS por robôs!
Robôs do INSS negam alto número de benefícios

De acordo com o informado pela CGU, o aumento no número de benefícios do INSS negados de forma automática pelos robôs, cresceu de forma significativa. Entre os benefícios estão aposentadorias e pensões.
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Além disso, o relatório alertou que o resultado está no aumento do número de recursos direcionados ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS). E, também, os apresentados por via judicial.
No momento, o número de segurados na fila do CRPS, ultrapassa 1,65 milhão. Em meados do mês de maio, a fila se encontrava em 1 milhão. Dessa forma, somando as duas filas, a de espera pela concessão do benefício e a dos recursos, aguardam por uma resposta do órgão, 3,28 milhões de segurados.
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Diante desse cenário, a CGU, fez a recomendação ao INSS da adoção de melhorias nos robôs e nas instruções para segurados pedirem seus benefícios de forma correta.
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Manifestação do INSS
Procurado para se manifestar sobre o levantamento feito pela CGU que constatou que 6 em cada 10 pedidos são negados por robôs, o INSS informou que 37% das solicitações passam pela decisão da ferramenta de inteligência artificial.
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Conforme Ailton Nunes, diretor de Tecnologia da Informação do Instituto, mesmo com o avanço tecnológico, a automação não possui capacidade para decidir as solicitações que maior complexidade. Desse modo, passam pela análise manual dos servidores.
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O que é importante e deve ser ressaltado: o INSS continua concedendo e negando benefícios na mesma proporção de sempre. Desde 2021, o INSS concede, em média, 52% dos pedidos. E nega os outros 48%. Isso não mudou. A única diferença é que, agora, quem nega a maior parte dos pedidos (66% dos indeferimentos, em média), é o robô — informou.
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Com o benefício negado, o tempo de espera para conseguir o benefício acaba sendo maior, isso porque, muitos acabam decidindo pela apresentação de recursos ou entrando com o pedido pela esfera judicial.
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