O INSS declarou que fará um pagamento dos benefícios para alguns abrangidos. Esta inesperada medida será refletida já na folha de pagamento de outubro. Continue lendo para saber quais são os beneficiados com a antecipação dos pagamentos do INSS.
A disposição dos pagamentos para os contemplados pelo INSS começaram dia 25 e será sequenciada de acordo com a ordem do último número do benefício e o salário de cada beneficiário. Vem com a gente para mais informações sobre toda a movimentação.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quando serão realizados os pagamentos dos benefícios do INSS de outubro?
O pagamento dos benefícios do INSS começam a partir do dia 25 de outubro, para aqueles que têm salário mínimo e o último número de benefício 1. Assim, esse ciclo de pagamentos continuaram até o mês de dezembro. Você pode conferir todas as datas de pagamento a seguir:

Todavia, além do pagamento do INSS, há também uma redução na taxa de juros, que resulta em um crédito mais acessível para os beneficiários e, ainda, um pagamento atrasado. Confira os detalhes.
Redução na taxa de juros de consignados
No dia 11 de outubro de 2023, o Conselho Nacional de Previdência Social, pois em deliberação a diminuição na taxa de juros dos consignados. Esse percentual caiu de 1,91% ao mês para 1,84% ao mês para o empréstimo consignado e de 2,83% para 2,73% para o cartão consignado.
Leia mais: IMPERDÍVEL: APOSENTADOS, OUTUBRO é o mês! Veja quem precisa fazer a Prova de Vida INSS 2023
Essa mudança foi publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de outubro e começou a vigorar desde o dia 23. Ou seja, os novos contratos já atenderão a nova taxa de juros.
Quais são as regras do empréstimo consignado do INSS para 2023?
Nesse ínterim, no ano de 2023, aqueles cobertos pelo INSS poderão destinar até 35% de suas rendas para o pagamento de parcelas do empréstimo consignado. Há ainda a opção de contratar cartão de crédito consignado, usando 5%, e cartão benefício, usando adicionalmente mais 5%.
O número de parcelas não pode exceder 84 vezes e o desconto acontece diretamente na conta do contratante. Portanto, isso possibilita cobrar valores menores, reduzindo o risco de inadimplência do beneficiário.
Pagamento de atrasados para beneficiários do INSS
O INSS também está liberando o pagamento de atrasados para beneficiários que venceram algum processo jurídico. Assim, o pagamento ocorre por meio de Requisições de Pequeno Valor (RPV). Portanto, podem receber aqueles que esperavam há muito tempo para perceber o seu benefício, e aqueles que foram acometidos por algum erro de cálculo.
Leia mais: NOVIDADE QUENTE: Descubra os 11 Benefícios Especiais que Esperam por Você, Idoso – Consulte Agora!
Ademais, o depósito é realizado por cada Tribunal Regional Federal (TRF). Sendo assim, para verificar se tem direito, você deve acessar o site do TRF da sua região. Confira a lista:
- TRF da 1ª Região (DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP): Clique para consultar aqui;
- 2ª Região (RJ e ES): Clique para consultar aqui;
- 3ª Região (SP e MS): Clique para consultar aqui;
- 4ª Região (RS, PR e SC): Clique para consultar aqui;
- 5ª Região (PE, CE, AL, SE, RN e PB): Clique para consultar aqui.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!