Antes de contratar um empréstimo consignado é preciso estar atento para não cair em armadilhas. Por isso, é fundamental adotar alguns cuidados previamente. Como o pagamento do benefício salarial saí diretamente da folha de pagamento do aposentado, errar neste momento poderia acarretar problemas sérios.
Por isso, é importantíssimo se precaver para não correr o risco de realizar um mau negócio e acabar se envolvendo em mais dívidas por conta dos juros que um empréstimo naturalmente acarreta.
Por conta disso, o Jornal JF decidiu reunir 10 dicas para que você siga antes de realizar um empréstimo. Confira a seguir para realizar um bom negócio, com segurança.
Avalie sua situação financeira

Antes de realizar um empréstimo, se pergunte: posso comprometer minha renda pessoal com esse valor mensalmente? Isso, pois, se comprometer com o pagamento mensal de um consignado poder fácil, mas logo você verá que se livrar dele não é!
Dito isso, avalie criteriosamente seus gastos, ponha eles na ponta do lápis, sejam eles aluguel (se for o caso), contas de energia, telefone, água e gás; supermercado, despesas semanais, como padaria e feira, por exemplo; transporte, educação, saúde. Após anotar tudo, veja se o valor mensal da parcela atrapalha o seu estilo de vida.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Reduza os gastos
Na grande maioria das vezes, as pessoas solicitam um empréstimo para resolver um problema ou sair de uma situação financeiramente complicada. Assim, fique alerta: pois se o empréstimo consignado comprometeu 15% da sua renda, o segurado do INSS terá que rever seus gastos para que eles fiquem abaixo de 85% do salário total, para que assim o beneficiário do instituto não comprometa 100% da renda mensal. Só desta forma é possível evitar se tornar inadimplente e conseguir melhorar sua situação financeira atual.
Decida o prazo para pagamento que cabe no bolso
Observe bem o valor mensal das parcelas. Escolher o prazo certo é fundamental para não acabar se comprometendo com parcelas que não cabem no seu bolso.
Aposentados e pensionistas do INSS, bem como, beneficiários do BPC, tem direito a pagar o empréstimo consignado em até 84 meses. Todavia, é importante lembrar que quanto maior for o prazo, menor será o valor da parcela. Além disso, é preciso ficar atento à variação das taxas e do CET para não comprometer a sua renda com um empréstimo maior do que você precisaria.
Busque informações sobre a instituição
Outra dica para fazer um bom negócio em relação a empréstimo, é saber o que os consumidores pensam e falam a respeito do banco ou instituição financeira na qual você planeja realizar um empréstimo, até mesmo para ter mais segurança. Boa fontes para se pesquisar sobre instituições bancárias: Banco Central (para descobrir se a empresa tem autorização para oferecer o empréstimo); site de reclamações como Reclame Aqui; redes sociais, como o LinkedIn, Facebook e Instagram.
Leia mais: Isenção do IPTU para Idosos em 2024: Saiba Quem Tem Direito e Como Solicitar
Não assine o contrato sem ler
Um cuidado muito importante que você deve ter: Nenhuma instituição financeira está autorizada a realizar empréstimo por telefone. É preciso ter um contrato escrito com a assinatura do aposentado. Ainda assim, confira afundo o contrato e analise cada cláusulas.
Caso ache necessário conte com a ajuda de um profissional, já que é esse que dita todas as regras de um empréstimo consignado. Assim, se certifique das taxas de juros, dados da conta, quantidade de parcelas, se há multas e quando elas são cobradas, etc. Nunca assine um contrato em branco, pois isso pode ser um forte indício de golpe.
Não pague para garantir o crédito
Para realizar simulações ou garantir a contratação do consignado, não é necessário pagar nada adiantado. A cobrança de valores antecipados é proibida, caso você passe por isso, procure o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) para realizar uma denúncia.
Cuidado com valores baixos
Corra de ofertas muito incríveis, e muito abaixo do mercado. Ofertas “milagrosas” podem esconder inúmeras armadilhas que causam prejuízos sérios.
Leia mais: INSS Confirma Calendário de Pagamento para Salário + Abono Extra – Confira as datas e valores INSS
Cautela nas ligações
Fique atento as ofertas das financeiras, acima de tudo pelo celular, oferecendo o consignado. O truque que elas mais usam para convencer os clientes é enfatizar os valores a serem liberados, sem dar enfase nos juros cobrados, e sempre afirmam que as parcelas são super baixas, ou as melhores do mercado.
Troca de dívida
Existem financeiras que, a partir de um determinado tempo de pagamento, costumam convencer o aposentado a “trocar” a operação, liberando novos valores para o empréstimo, e aumentando um “pouquinho” o valor do desconto. Mas, na verdade, o segurado pega um novo consignado, continua pagando o anterior, recebe a diferença, e começa a pagar do zero a nova operação, renovando o prazo.
Pesquise juros e taxas
Não acete a primeira oferta de cara, pesquise antes, se aprofunde no assunto. Pode não parecer, mas, isso vai salvar a sua vida, evitando que você acabe contratando um empréstimo em uma empresa ruim.
Leia mais: 13º salário do BPC LOAS: Posso receber em 2023? Veja agora então mais detalhes sobre
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!