A revisão da vida toda tem como objetivo principal fazer um recálculo do benefício recebido pelos aposentados. Considerando todas as contribuições feitas ao longo da vida e não apenas aquelas feitas após julho de 1994, como ocorre na regra atual.
Isso se deve ao fato de que, com a mudança da moeda de cruzeiro para real em 1994, o INSS passou a descartar as contribuições feitas antes dessa data para o cálculo do benefício.
Com a revisão da vida toda, é possível incluir tais contribuições. E, assim, aumentar o valor do benefício para aqueles que contribuíram mais no período anterior a 1994.
Quem tem direito à revisão da vida toda?
A possibilidade de solicitar a revisão da vida toda é destinada aos aposentados que tiveram suas contribuições feitas antes de julho de 1994, desconsideradas no cálculo de seus benefícios.
Além disso, é essencial que o recálculo seja vantajoso para o beneficiário. Ou seja, que o valor do benefício aumente com a inclusão das contribuições anteriores a 1994.
Portanto, para solicitar a revisão, o aposentado deve entrar com uma ação judicial. E é recomendável contar com o auxílio de um advogado especializado na área previdenciária para orientar durante todo o processo.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Qual o impacto da revisão da vida toda na vida dos aposentados?
A revisão da vida toda pode trazer diversos benefícios aos aposentados que se enquadram no perfil descrito acima, especialmente para aqueles que tinham altos salários e contribuições no período anterior a julho de 1994.
Com o recálculo do benefício, levando em consideração todas as contribuições feitas ao longo da vida, o valor do benefício pode sofrer um aumento significativo em alguns casos.
Leia mais: Atenção: INSS garante pagamento do RPV para aposentados ainda em 2023; Saiba quando você vai receber
Estima-se que o aumento possa chegar a R$ 1.000 ou mais por mês, dependendo do histórico de contribuições do aposentado.
Desse modo, a revisão da vida toda pode impactar positivamente na qualidade de vida e renda desses aposentados, possibilitando uma aposentadoria com um valor de benefício mais próximo às suas antigas contribuições e salários.
Conclusão
A revisão da vida toda é uma importante ação que pode possibilitar aos aposentados o aumento de seus benefícios, caso tenham contribuído significativamente antes de julho de 1994.
Portanto, é essencial que os aposentados que se enquadram nesse perfil busquem orientação jurídica especializada e avaliem a viabilidade de ingressar com a ação de revisão.
Leia mais: Saiu agora: Revisão da Vida Toda ainda pode ser solicitada em 2023; Veja todo o processo
O aumento no valor do benefício pode representar uma importante mudança na qualidade de vida dessas pessoas, garantindo uma renda mais justa e condizente com o histórico de contribuições realizadas ao longo dos anos de trabalho.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!