Imagine o desespero de perder o seu benefício do INSS. Evite passar por isso! Conheça a seguir dois motivos que mais estão levando a suspensão do benefício do INSS!
A seguir você verá que a Prova de vida do INSS, bem como o Pente-Fino da autarquia, estão eliminando da folha de pagamentos diversos beneficiários. Assim, evite ser mais um e veja o que é preciso.
Prova de vida INSS 2023

Caso você não saiba, a Prova de Vida do INSS é um procedimento obrigatório que passou por diversas alterações entre os anos de pandemia, e este ano de 2023! Ou seja, nos anos de pandemia, ela teve que ser reajustada para que os aposentados não perdessem o seu benefício, por não poderem sair de casa para realizar o procedimento.
Assim, todos os beneficiários do INSS de longa data precisam realizar o procedimento. Além disso, ele é o principal instrumento usado pelo instituto para evitar fraudes, e realizar a manutenção da folha de pagamento.
Mas, com as mudanças feitas no procedimento, passou a ser responsabilidade do INSS realizar a prova de vida de cada segurado do instituto, para assegurar que o beneficiário está realmente vivo. Por isso, agora não existe a necessidade do segurado ir até uma agência bancária para fazer o procedimento.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como a Prova de Vida está sendo feita?
Com isso, algumas regras da prova de vida mudou, agora, ao invés do aposentado ir até uma agência bancária para realizar o procedimento, ele será feito por meio de integração de bancos de dados do INSS com o governo.
Em outras palavras, o INSS recolhe informações de órgãos públicos e privados e faz uma comparação com os dados que ele já tem disponíveis.
Leia mais: URGENTE: Juiz Determina que INSS Refaça Cálculos da Aposentadoria – Veja agora quem tem direito
Assim, ações como usar o app ou site Meu INSS, realizar a contratação de um empréstimo consignado com uso de biometria, participar das eleições, dentre outras ações, são usadas pelo INSS como prova de vida do segurado.
Além disso, ela continuará sendo feita todos os anos no dia do aniversário do aposentado. Por fim, nem precisa ser dito que a não realização da prova de vida resulta em suspensão do aposentado. Por isso, fique atento e leia em nosso blog mais detalhes a respeito de como ela está sendo feita!
Pente-fino INSS
O pente-fino do INSS é procedimento realizado regularmente pelo instituto, para identificar fraudes ou cadastro desregulares.
Nesse sentido, os beneficiários que estão em foco da revisão deste ano, são os que recebem aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Além disso, a maior diferença do pente-fino realizado pelo INSS, para o pente-fino deste ano, que deixou diversos segurados receosos, é que este ano, a ministra do planejamento, Simone Tebet, prometeu uma revisão milionária na folha de pagamento do INSS.
Leia mais: VOCÊ ESTÁ PREPARADO? Aposentados, um DINHEIRO EXTRA está a caminho em Janeiro – Saiba mais!
Ou seja, milhares de aposentados estão tendo o seu benefício suspenso, dessa forma é importante que você entenda o que é preciso fazer para evitar ser cortado também!
Mas antes de seguirmos para o passo a passo que você precisará, entenda que o pente-fino do INSS deste ano, será uma revisão estratégica em massa, organizada pela ministra, Simone Tebet.
Segundo a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, essa analise minuciosa pode gerar aos cofres públicos uma economia estimada em até R$ 20 bilhões!
Como evitar a suspensão no benefício do INSS pelo pente-fino?
Por fim, com o objetivo de sair do radar do pente-fino do INSS, os beneficiários precisam manter seu cadastro regularizado e atualizado. Mas, se o segurado acabar sendo atingido pelo pente-fino, o mesmo precisa organizar a documentação, bem como os atestados médicos.
Para que assim, quando o aposentado for convocado para uma avaliação médica, ele possa estar com tudo em mãos para poder voltar a receber seus pagamento normalmente conforme o resultado da avaliação.
Assim, tenha em mãos laudos médicos originais, exames de imagem, registros de tratamento e prescrições médica, para passar por esse processo sem maiores problemas.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!