Em nova medida para reduzir a fila de espera na concessão de aposentadorias, pensões e outros benefícios, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou um salário em dobro para aposentados e pensionistas. Entenda como essa medida pode repercutir na sua situação.
Hoje, segundo dados do próprio INSS, são cerca de 2,3 milhões de brasileiros aguardando pela análise e concessão de seus pedidos de benefício. Uma espera que em média dura 7 meses, porém para muitos se estende por anos.
Afinal, quem receberá o salário em dobro do INSS?

Com o intuito de acelerar a concessão de benefícios e aliviar a situação financeira dos que aguardam na extensa fila, o governo Federal instaurou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). Essas decisões farão com que os servidores que lidam diretamente com essa demanda aumentem a capacidade diária de atendimento de 6 para 15 processos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
A implementação do programa possibilita o pagamento em dobro do salário do INSS, contudo, para que isso ocorra, é necessário que esses servidores realizem horas extras. Como parte do programa, eles receberão um bônus mensal que poderá quase duplicar seus salários. Os servidores administrativos, por exemplo, irão receber um bônus de R$ 68 por cada tarefa realizada além das normalmente executadas. Os peritos receberão R$ 75 por perícia extra.
Quais são as implicações dessa medida?
Na visão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, a expectativa é que a medida contribua para a redução nas filas de espera e agilize o processo do “Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social“.
Entretanto, mesmo sendo uma iniciativa benéfica no intuito de acelerar a concessão dos benefícios, não há garantias de uma solução 100% eficaz e poderão ocorrer atrasos.
Como saber a situação do seu benefício no INSS?
Após a entrega dos documentos necessários para a concessão da aposentadoria ou outro benefício, é preciso acompanhar o andamento do processo. Para isso, basta acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS e digitar “meus benefícios” no campo de busca.
Leia mais: BOA NOTÍCIA: +60 anos? Fique por dentro dos NOVOS BENEFÍCIOS disponíveis para você AQUI!
Ali serão listados todos os benefícios solicitados, inclusive os já ativos. Esta consulta lhe permitirá estar por dentro de todas as decisões tomadas pelo INSS, inclusive para saber se precisará recorrer de alguma decisão no prazo indicado.
Se, após o prazo inicial de 7 meses para análise e aprovação da aposentadoria, o benefício não for concedido, pode se recorrer à Justiça por meio de um mandado de segurança para que o INSS analise e responda rapidamente ao pedido. É fundamental que os beneficiários se mantenham informados para não perderem prazos e seguir as orientações dadas pelo INSS.
Leia mais: MELHOR NOTÍCIA DO ANO PARA INSS: 5 Boas Notícias para TODOS os Aposentados – Não deixe de Conferir!
Veja também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!