Essa é uma notícia importante para os segurados do INSS! O instituto realizará três pagamentos este mês, que podem ser ainda melhores do que o 14º salário! Os valores podem chegar a R$78 mil, e os aposentados podem solicitá-los com apenas uma consulta!
Com isso, muitos beneficiários terão a oportunidade de contar com esses valores para organizar suas finanças neste mês. Confira os detalhes a seguir.
Calendário de pagamento do INSS mudou: mês de outubro!
Como você provavelmente já sabe, todos os meses o calendário de pagamento do INSS é atualizado, e este mês não é exceção. No entanto, você pode conferir as datas antes de todos aqui conosco!
O Ministério da Previdência Social anunciou que o INSS terá que efetuar os pagamentos para cerca de 37 milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários do instituto.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
É crucial destacar que as datas de pagamento variarão de acordo com o valor do benefício. Portanto, aqueles que recebem um salário mínimo terão os pagamentos realizados antes daqueles que recebem valores acima do piso salarial.
Sendo assim, os aposentados podem se manter atentos às novas datas de pagamento do INSS para este mês. A seguir, apresentamos o calendário de pagamento de outubro. Para identificar o dia em que você receberá, basta observar o número do cartão de benefício, excluindo o dígito verificador após o traço.

Leia mais: Governo Confirma Novo Benefício para Idosos: Como Isso Impactará Sua Economia?
Erro no cálculo do benefício e revisão artigo 29 aprovada
Caso você não esteja ciente, entre os anos de 2002 e 2009, muitos aposentados do INSS tiveram erros no cálculo de seus benefícios. Como resultado, eles têm recebido valores incorretos em seus pagamentos até hoje.
Após o reconhecimento desses erros em 148 mil aposentadorias, o Ministério Público Federal e o Sindnapi organizaram uma ação civil pública em 2012, com o objetivo de revisar os benefícios desses segurados.
No entanto, o INSS não cumpriu com o acordo, deixando milhares de pessoas com direito a valores retroativos e à revisão de suas aposentadorias. A ótima notícia é que realizar a consulta é simples, e os aposentados podem fazê-lo por conta própria.
Leia mais: 13º salário do BPC LOAS: Posso receber em 2023?
Além disso, os pagamentos adicionais resultantes dessa revisão para aposentados podem totalizar até 6 mil reais e serão depositados automaticamente nas contas dos beneficiários! Para verificar se você tem direito, basta seguir os passos simples a seguir:
- Acesse sua conta no aplicativo MEU INSS.
- Faça o login usando seu CPF e a senha cadastrada no site Gov.br.
- Utilize a barra de pesquisa para encontrar a opção “Revisão do Artigo 29”.
- Se essa opção estiver disponível para você, basta clicar em “Consultar Revisão de Benefício – Art. 29”.
Pronto! Os valores serão depositados automaticamente em sua conta se você for elegível. Não deixe de verificar se você tem direito a esses pagamentos adicionais.
Pagamento de atrasados no valor de R$ 78 mil
Por fim, mais de 100 mil segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão aguardando a liberação dos pagamentos de valores retroativos que conquistaram após vencerem o instituto em disputas judiciais ou revisarem suas aposentadorias junto ao INSS.
Leia mais: NÃO PERCA: Saiba que Lula acaba de aprovar em favor dos aposentados!
Dessa forma, os valores somam um total de 2,2 bilhões de reais, o que equivale a até 60 salários mínimos por pessoa, sendo liberados pelo CJF (Conselho da Justiça Federal) aos TRFs (Tribunais Regionais Federais).
Para os beneficiários que serão contemplados com esse pagamento adicional, é possível verificar na lista dos TRFs a seguir o valor que irão receber e a data de pagamento:
TRF da 1ª Região: DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP ⇾ Clique aqui para consultar;
2ª Região: RJ e ES ⇾ Clique aqui para consultar;
3ª Região: SP e MS ⇾ Clique aqui para consultar;
4ª Região: RS, PR e SC ⇾ Clique aqui para consultar;
5ª Região: PE, CE, AL, SE, RN e PB ⇾ Clique aqui para consultar.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!