Você sabe como funciona envio de documentação médica pelo Meu INSS? Afinal, esse recurso ainda é pouco conhecido, mas é uma saída para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social que aguardam na fila por perícia médica.
O sistema permite o envio de laudos e atestados pela internet para análise de um médico perito à distância. Portanto, adianta o processo de concessão do benefício.
A iniciativa começou a valer na época da pandemia e da demora na marcação de exames periciais nas agências. Todavia, foi ampliada recentemente. Veja, a seguir, como funciona envio de documentação médica pelo Meu INSS.
Perícia remota

Desde o dia 25 de setembro, o INSS passou a ligar para segurados que aguardam pela perícia há mais de 45 dias para antecipar o atendimento via Atestmed. De acordo com o Governo Federal, nos três primeiros dias realizou-se 55,5 mil ligações e 5,8 mil pessoas foram encaminhadas ao sistema de perícia remota.
Vale lembrar que não há limite territorial ou prazo mínimo de espera pela perícia para utilização do Atesmed. Portanto, qualquer pessoa pode usá-lo.
Leia mais: NOTÍCIA URGENTE: INSS revela quem ainda vai receber o 13º salário antes do final de 2023
Para entrar com o pedido, o segurado deve acessar o site ou o aplicativo Meu INSS. Em seguida, clicar em “Pedir Benefício por Incapacidade” e seguir os passos indicados.
Mas vale ressaltar que deve-se ter em mãos dados pessoais como o número do CPF. Além dos exames, laudos e atestados digitalizados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Exames já agendados para perícia
Quem já tem um exame presencial agendado pode antecipar a análise pelo Atestmed e manter a data de entrada do requerimento inicial. Mas fique atento, pois o dia previamente agendado para a perícia será mantido, porém, em caso de não conformidade dos documentos enviados ou de indicação de avaliação presencial.
Leia mais: URGENTE: INSS faz ajustes em CALENDÁRIO e VALORES de pensões e aposentadorias – Veja agora!
Quando o atestado não atende aos requisitos de concessão, o segurado segue para a perícia presencial. Além disso, os pedidos de prorrogação analisam-se sempre por um perito com a presença obrigatória do requerente.
Como funciona envio de documentação médica pelo Meu INSS
Como funciona envio de documentação médica pelo Meu INSS? Para fazer o requerimento, deve-se enviar documentos médicos ou odontológicos que indiquem a necessidade de afastamento das atividades habituais. Portanto, faz-se o processo pelo site ou aplicativo “Meu INSS”.
Mas lembramos que o pedido feito via internet não exclui, necessariamente, a perícia médica. Afinal, o beneficiário pode precisar fazer a perícia presencial, dependendo da análise dos documentos e tem 30 dias para marcar.
Qualquer segurado pode pedir, inclusive aqueles que já têm uma perícia presencial marcada. Em caso de dúvida, deve-se entrar em contato pelo 135.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!