O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por pagar aposentadorias, pensões e auxílios a inúmeros brasileiros a cada mês. Porém, para algumas pessoas, existe a possibilidade de solicitar um significativo reajuste de 25% sobre o valor do benefício. Isso se aplica a trabalhadores que se aposentaram devido a uma incapacidade permanente para o trabalho.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quem Pode Reivindicar o Reajuste do INSS?

Esse acréscimo é concedido a pessoas que comprovam a necessidade de cuidados de saúde constantes, geralmente requeridos diariamente. Para dar entrada no pedido de aumento, o segurado do INSS deve marcar uma consulta em um dos postos de atendimento do órgão.
Leia mais: Melhor que 14º SALÁRIO: INSS VAI LIBERAR 02 PAGAMENTOS EXTRAS em setembro para os aposentados! Não fique de fora
Isso pode ser feito por telefone, discando o número 135, que é a central de atendimento do INSS, ou de forma online através do aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS.
Documentação Necessária para Garantir o Direito ao Reajuste
O aposentado que busca esse reajuste precisa apresentar documentação que comprove a necessidade de cuidados diários com sua saúde.
Leia mais: VITÓRIA PARA TODOS: INSS muda IDADE PARA SE APOSENTAR – Confira agora a nova FAIXA
Conforme informações da Previdência Social, cerca de 3% das aposentadorias concedidas no Brasil são devido à incapacidade permanente dos beneficiários.
Condições de Saúde que Levam ao Reajuste de 25% no INSS
O INSS fornece uma lista de condições de saúde que possibilitam a obtenção desse reajuste. Alguns exemplos dessas condições incluem:
- Cegueira total.
- Perda de nove ou mais dedos das mãos.
- Paralisia dos dois braços ou pernas.
- Perda das duas pernas, quando não é possível a utilização de próteses.
- Perda de uma das mãos e de ambos os pés, mesmo com a possibilidade de próteses.
- Perda de um braço e uma perna, quando a utilização de próteses não é viável.
- Doenças que deixam o segurado acamado.
- Incapacidade permanente para realizar atividades básicas do dia a dia.
Conforme a legislação, o valor do auxílio concedido pelo INSS deve ser, no mínimo, equivalente a um salário mínimo (R$ 1.320 em 2023), porém, em alguns casos, esse valor pode ser superior, dependendo das contribuições feitas pelo trabalhador ao longo de sua carreira.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!