A fila do INSS continua lenta. Portanto, mesmo com o programa do Governo Federal para reduzir a espera dos cidadãos, a liberação de benefícios da Previdência continua devagar.
As filas não são visíveis nas agências do INSS. Afinal, é virtual, porém, mesmo com a automatização do sistema, ainda há muito gente na espera. Antes do lançamento do programa, em julho, quase 1,8 milhão de pessoas aguardavam atendimento. Todavia, a maioria aguarda pelo benefício assistencial ou previdenciário, como aposentadoria. Além disso, quase 600 mil esperam a perícia médica.
O governo pretende reduzir o tempo de espera da fila do INSS para 45 dias. Portanto, passou a pagar um bônus aos servidores para dobrar os atendimentos. No Portal da Transparência, o dado mais recente é de 28 de agosto, todavia, o número de pedidos parados estava em 1,691 milhões.
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A dificuldade de zerar a fila do INSS

De acordo com o ministro Carlos Lupi, a fila do INSS nunca será zerada porque, além de atender os pedidos do mês corrente, a Instituição também precisa resolver as demandas que ficaram acumuladas. Portanto, sempre tem pedidos dentro da lei, impossibilitando que a espera seja completamente eliminada.
Ainda segundo Lupi, o objetivo é reduzir o prazo de atendimento para, no máximo, 45 dias até o final de dezembro. No entanto, zerar completamente a fila é uma tarefa extremamente complexa e desafiadora.
Programa de Enfrentamento
Em uma tentativa de amenizar o problema, o governo lançou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social. Todavia, ele prevê o pagamento de bônus por produtividade aos servidores públicos. Afinal, o objetivo de agilizar o processo de análise e concessão de benefícios.
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Contudo, um mês após o início do programa, os dados do Portal da Transparência Previdenciária mostram uma queda de 5,7% no estoque de solicitações pendentes. Portanto, passou de 1,79 milhão em junho para 1,69 milhão em agosto. No entanto, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, considerou que os números ficaram aquém do esperado.
Possíveis soluções
Algumas medidas que pode-se adotar para amenizar o problema da fila do INSS. Portanto, uma delas é investir em tecnologia e automação dos processos, a fim de agilizar a análise e concessão dos benefícios.
Além disso, a ampliação da equipe de servidores do INSS é fundamental para conseguir cumprir a demanda. Essa medida ajudaria a reduzir o tempo de espera e garantir um atendimento mais eficiente.
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Outra solução é a simplificação dos procedimentos e a digitalização dos serviços. Afinal, o beneficiário não teria a necessidade de comparecer presencialmente a uma agência.
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