O empréstimo consignado passou por mudanças em 2023. Portanto, uma nova taxa de juros foi estabelecida após a publicação da resolução correspondente no Diário Oficial da União (DOU) em julho.
Além disso, houve alteração no teto dos juros para operações de cartão de crédito consignado, reduzindo-o de 2,89% para 2,83%. Mas essa medida é válida somente para os consignados. Portanto, outras modalidades de empréstimos têm juros a mais.
O empréstimo consignado paga-se diretamente nos benefícios dos pensionistas e aposentados do INSS. As taxas de juros são regulamentadas pela Previdência Social, evitando que os bancos cobrem acima do limite estabelecido, podendo apenas cobrar taxas inferiores. Veja as mudanças que ocorreu esse ano.
Novas taxas

A maior alteração do empréstimo consignado em 2023 foi o limite máximo de juros dos aposentados do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Com a nova deliberação, o teto passou para 1,91% ao mês.
O novo teto do consignado está em vigor para contratação pelos aposentados do INSS desde julho.
Leia mais: MELHORIA FINANCEIRA: Aposentados Terão Salário Reajustado – Consulte o Novo Valor agora mesmo!
A resolução também abrange o teto dos juros para operações de cartão de crédito consignado, reduzindo-o de 2,89% para 2,83%. A decisão de reduzir o limite de juros foi seguindo análises técnicas do Ministério da Previdência Social.
Esse tipo de crédito é o mais procurado no Brasil. Afinal, a maioria dos aposentados e pensionistas, especialmente os que ganham um salário mínimo, recorrem a essa ajuda. Mas lembramos que as parcelas descontam-se diretamente na folha de pagamento. Portanto, planeje-se.
A margem do consignado para se comprometer é de 45% da renda do beneficiário. Essa porcentagem divide-se em:
- 35% para empréstimo consignado;
- 5% para cartão de crédito consignado;
- 5% para cartão benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Empréstimo consignado BPC
O beneficiário do BCP Loas agora pode fazer o empréstimo consignado. Mas esse público pode comprometer somente até 35% da renda básica, hoje em R$ 1.320. Todavia, dessa porcentagem, 30% são para operações exclusivamente de crédito consignado e 5% para cartão de crédito consignado ou para cartão consignado de benefício.
Os juros da modalidade controlam-se pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Portanto, valem as regras aprovadas para aposentados e pensionistas.
O empréstimo tem até 84 meses para quitação. Além disso, as taxas de juros máximas são de 1,91% ao mês para o empréstimo pessoal consignado e de 2,83% ao mês para o cartão. Portanto, o valor máximo da parcela poderá chegar a R$ 462 por mês.
Vale lembrar que não são todos os bancos que retornaram com o empréstimo consignado BPC Loas. No entanto, aqueles que já estão com essa opção são Bradesco, Banco do Brasil, PagBank, C6 Bank e Itaú.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!