Já imaginou você abrir a sua conta bancária e perceber que o seu benefício não caiu na conta? Só quem já passou por isso sabe como é desesperador, mas um dos motivos mais comuns para isso acontecer é quando o benefício do INSS é bloqueado.
Então, só ocorre de um benefício ser bloqueado quando é constatado erros ou irregularidades no cadastro do aposentado. Assim, os auxílios, aposentadorias, pensões, salários e até mesmo os benefícios como o de prestação continuada e por incapacidade podem ser suspensos.
Dessa forma, para não ocorrer com você, preparamos este conteúdo com os principais motivos pelos quais o benefício pode estar bloqueado. Também explicaremos o que fazer caso isso ocorra, e como você pode evitar o bloqueio!
Por que meu benefício do INSS foi bloqueado?

Em primeiro lugar, como o próprio nome diz, benefício bloqueado consiste na suspensão do recebimento de salário pelos beneficiários de algum benefício do INSS, momentaneamente, quando os valores são suspensos por alguma razão.
Por mais que seja preocupante, ter o benefício bloqueado não é o pior dos cenários, já que a suspensão pode ser revertida, diferente do cancelamento. No entanto, quando o cancelamento ocorre, o segurado do INSS precisa entrar com um novo pedido de aposentadoria, ou, dependendo do caso, entrar com uma ação judicial para ter o benefício pago novamente.
Leia mais: ATENÇÃO: 25% de Aumento no Seu Salário é Possível! Veja o Passo a Passo – Consulte Aqui
Os motivos pelos quais um benefício do INSS pode ser bloqueado são:
- Benefício concedido com erros;
- Não realização da prova de vida dentro do prazo;
- Não comparecimento em perícia obrigatória;
- Investigação de crime doloso contra o segurado;
- Cadastro do CadÚnico desatualizado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que fazer em caso de suspensão do pagamento?
Em primeiro lugar, caso o seu benefício tenha sido bloqueado, procure saber primeiro o motivo do bloqueio. Dependendo do caso, é possível solicitar o desbloqueio diretamente pelo aplicativo Meu INSS.
Mas, se o bloqueio tiver ocorrido devido ao Pente Fino, é altamente recomendado que o indivíduo procure auxílio de um advogado especializado em direitos previdenciários, para conseguir suporte ao entrar com um processo administrativo ou judicial e reivindicar o desbloqueio.
Leia mais: EXCLUSIVO: Lista de ATRASADOS DO INSS Disponível! Confira Se Você Está Nela
Para evitar o bloqueio do seu auxílio do INSS, fique atento a dicas a seguir:
- Atente-se aos prazos de entrega de documentação do INSS de 30 dias para trabalhadores urbanos, e de 60 dia, para trabalhadores rurais;
- Mantenha o cadastro atualizado por meio do APP Meu INSS;
- Realize a prova de vida dentro do prazo.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.