O salário em dobro INSS é para turbinar o trabalho dos servidores no Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). O projeto foi criado devido a uma Medida Provisória.
Visando acelerar, ainda mais, a redução da fila de espera de 1,8 milhão de pedidos em análise, o INSS aumentou de seis para quinze o número máximo de processos extras por dia por funcionário. Portanto, todos irão receber a mais por esse trabalho.
O mutirão tem prazo previsto de nove meses, mas pode prorrogar por mais três. Todavia, o pagamento do salário em dobro INSS é por processo concluído. Portanto, pode quase dobrar o salário do servidor — com um adicional máximo de R$ 10.064 por mês. Veja mais detalhes, a seguir.
Salário em dobro INSS para zerar a fila de espera

Os processos estão sendo priorizados conforme o tempo de espera. Portanto, estão em análises os que têm acima de 45 dias e os mais antigos têm prioridade. Segundo o presidente do INSS, o trabalho no contraturno já iniciou com adesão acima do previsto e jornada no fim de semana.
A expectativa é que seja possível zerar a espera acima de 45 dias (prazo regular) antes do fim do ano.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: Alterações na Prova de Vida do INSS em 2023 – Veja Como Será!
Hoje em dia, há 1,79 milhão de solicitações de benefícios e perícia médica à espera de análise do INSS. Segundo o Portal da Transparência Previdenciária, 64% dos pedidos estão na fila há mais de 45 dias.
O salário em dobro INSS para os servidores visa estimular o trabalho para corrigir esse erro. Afinal, inúmeros brasileiros dependem do pagamento do benefício para sobreviver.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Medidas para estruturar o atendimento
De acordo com o presidente Lula, a situação da fila de espera do INSS é vergonhosa. Portanto, são necessárias, além das ações emergenciais, medidas estruturantes para evitar o acúmulo de pedidos em análise.
Uma delas é o aumento da automação. Atualmente, segundo o presidente do Órgão Previdenciário, mais de 30% dos benefícios, especialmente os de pouca complexidade, analisam-se de forma automática. Mas a ideia é melhorar o algoritmo e elevar essa porcentagem. Assim, os funcionários deslocam-se para avaliações de processos mais complicados.
Leia mais: MELHORIA FINANCEIRA: Aposentados Terão Salário Reajustado – Consulte o Novo Valor agora!
Todavia, há a previsão de contratação de novos servidores públicos, mas que depende de aval do Palácio do Planalto. Afinal, a ideia é aproveitar um concurso do ano passado, com três mil aprovados. Assim, cerca de mil já foram incorporados ao INSS e o restante está listado no cadastro de reserva.
Caso isso se concretize, o número de servidores que realizam os julgamentos dos processos passaria de cerca de 8,5 mil para 11,5 mil.
Fila por categoria
Veja a fila de espera do INSS de pedidos por categoria:
Leia mais: INSS Anuncia Mudanças na Folha de Pagamento em Setembro de 2023! Atualização aqui
- Perícia médica: 596.699
- Benefício assistencial à pessoa com deficiência: 437.077
- Aposentadoria por idade: 222.771
- Aposentadoria por tempo de contribuição: 134.399
- Pensão por morte: 122.683
- Salário-maternidade: 115.066
- Auxílio incapacidade temporário (avaliação administrativa): 78.906
- BPC (Benefício de Prestação Continuada): 74.517
- Auxílio-reclusão: 7.937
- Outros benefícios: 4.394
- Total: 1.794.449
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

