Nos últimos tempos, muitos aposentados têm recebido ligações, mensagens de texto e e-mails de indivíduos que afirmam representar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Contudo, é preciso ficar atento para não sofrer nenhum golpe.
O INSS pode entrar em contato com os beneficiários

No entanto, é crucial manter a vigilância, pois essas comunicações podem ser tentativas de golpes direcionadas aos segurados, visando obter informações pessoais e detalhes sobre benefícios previdenciários.
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O INSS raramente entra em contato com seus beneficiários, exceto em situações específicas que demandam atendimento pela Central de Atendimento 135.
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Portanto, é vital estar ciente dos métodos mais comuns empregados por golpistas, que incluem o WhatsApp, e-mails, ligações telefônicas e mensagens de texto.
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Um dos golpes frequentes
Um dos golpes frequentes é o “golpe do benefício bloqueado”. Nesse ardil, o fraudador se passa por um representante do INSS e alega que o benefício do aposentado foi bloqueado.
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Para desbloqueá-lo, o indivíduo precisa fornecer informações pessoais, como nome completo, data de nascimento, CPF, RG, endereço, número do cartão do INSS e senhas.
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No entanto, é importante ressaltar que o INSS já possui esses dados e, caso haja alguma atualização necessária, ela pode ser realizada por meio do site/aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou presencialmente em uma agência do órgão, evitando assim cair em um golpe.
Como evitar golpes contra aposentados e pensionistas do INSS
Evitar golpes contra aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) requer vigilância, educação financeira e a adoção de medidas de segurança.
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Aqui estão algumas dicas para ajudar a proteger os aposentados e pensionistas contra golpes:
Dicas para se proteger de golpes
- Educação financeira:
- Esteja ciente dos tipos de golpes mais comuns, como empréstimos consignados fraudulentos, venda de créditos fictícios, e-mails falsos de bancos, entre outros.
- Mantenha-se informado sobre os direitos e benefícios do INSS para não ser enganado por informações falsas.
- Confirme a autenticidade:
- Verifique se qualquer correspondência, telefonema ou e-mail que você receber é legítimo antes de fornecer informações pessoais ou financeiras. Ligue diretamente para o órgão ou instituição em questão para confirmar a solicitação.
- Nunca compartilhe senhas, números de cartão de crédito ou dados pessoais por telefone, e-mail ou mensagem de texto, a menos que você esteja absolutamente certo da fonte.
- Cuidado com ofertas suspeitas:
- Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Então, tenha cuidado com promessas de empréstimos sem consulta ao SPC/Serasa, investimentos de alto retorno garantido e ofertas de ganhar dinheiro rápido.
- Proteja suas informações pessoais:
- Mantenha seus documentos importantes (como cartão do INSS, CPF, RG) em um local seguro.
- Use senhas fortes e exclusivas para contas online e altere-as regularmente.
- Nunca compartilhe informações pessoais em redes sociais ou com estranhos.
- Fique atento às ligações telefônicas:
- Não forneça informações pessoais ou financeiras a desconhecidos por telefone.
- Esteja ciente de golpes de “sequestro de parentes” em que os criminosos alegam ter um membro da família em perigo e exigem dinheiro imediatamente.
- Use um antivírus confiável e mantenha seu sistema atualizado para proteger seu computador ou dispositivo móvel contra malware e phishing.
- Denuncie suspeitas:
- Se você suspeitar de um golpe, denuncie imediatamente à polícia local e ao Procon (ou órgão de defesa do consumidor em sua região).
- Informe o INSS sobre qualquer atividade fraudulenta relacionada aos seus benefícios.
- Esteja ciente de golpes comuns do INSS:
- O INSS não entra em contato por telefone para solicitar informações pessoais ou financeiras.
- Desconfie de pessoas que oferecem serviços de agendamento de atendimento no INSS em troca de dinheiro. O agendamento é gratuito e pode ser feito online.
- Não compartilhe senhas do Meu INSS ou de aplicativos relacionados com terceiros.
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