No final de setembro, a Receita Federal realizará o pagamento do último lote da restituição do Imposto de Renda de 2023.
Os contribuintes que ainda não receberam a restituição anteriormente podem ter a expectativa de que o dinheiro seja creditado em suas contas neste mês. No entanto, quando são identificadas pendências na declaração do Imposto de Renda (IR), o saldo pode ficar retido.
Portanto, a seguir, saiba como verificar a situação da sua declaração, como identificar se está na malha fina e quando será efetuado o pagamento do último lote do Imposto de Renda.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Último lote da Restituição do Imposto de Renda 2023

O pagamento do último lote da restituição do Imposto de Renda de 2023 está agendado para o dia 29 de setembro. Da mesma forma que nos outros lotes, a consulta a este lote estará disponível uma semana antes do pagamento, ou seja, a partir do dia 22 de setembro.
No entanto, é fundamental que os contribuintes verifiquem se há pendências em sua declaração ou se caíram na malha fina, pois, caso isso ocorra, a restituição ficará retida.
Onde verificar se cai na malha fina?
Para verificar se caiu na malha fina da Receita Federal, o titular pode seguir estes passos utilizando o Portal e-CAC ou o aplicativo Meu Imposto de Renda:
Leia mais: Consignado suspenso por 180 dias: Benefício para aposentados e pensionistas – Saiba mais!
- Acesse o Portal e-CAC ou o aplicativo Meu Imposto de Renda e faça login com seus dados cadastrados anteriormente.
- Clique na opção “Meu Imposto de Renda” e depois em “IRPF 2023”.
- Dependendo da posição que aparecer, você deverá corrigir eventuais pendências. Se estiver tudo correto, aguarde o envio do saldo para sua conta.
Essa é a maneira de verificar se você está na malha fina e tomar as medidas necessárias para regularizar qualquer pendência.
O que acontece quando uma pessoa cai na malha fina?
Compreendemos que cair na malha fina pode ser uma preocupação para muitas pessoas, mas é importante destacar que a solução é geralmente simples.
Se você cair na malha fina, siga os passos mencionados anteriormente para consultar qual foi o erro e clique no local indicado para obter mais informações.
A partir desse ponto, você terá duas opções: retificar a declaração com as informações corretas ou, se necessário, comparecer pessoalmente à Receita Federal com a documentação adequada para comprovar as informações declaradas.
É importante mencionar que, em alguns casos, mesmo que sua declaração esteja correta, a Receita Federal pode identificar uma possível pendência que você precisará esclarecer e comprovar as informações declaradas. Portanto, manter os documentos e informações organizados é fundamental.
Como resolver problemas na restituição?
Para fazer a retificação da sua declaração do Imposto de Renda e resolver problemas com sua restituição, siga estes passos:
- Acesse o Portal e-CAC e faça login na sua conta com os dados cadastrados.
- Clique em “Meu Imposto de Renda”, localizado no canto superior esquerdo.
- Selecione a opção “Preencher declaração online” e escolha o ano da declaração que você deseja retificar.
- Clique em “Retificar declaração” e depois em “Sim”.
- Agora, preencha a retificação com as informações corretas e envie.
Leia mais: INSS vai Pagar Salários Atrasados: Previsão e Valor de R$ 1,9 Bilhão Anunciados – Confira!
Em alguns casos, o contribuinte pode receber um termo de intimação fiscal, o que significa que será necessário apresentar a documentação utilizada na declaração para comprovar seus dados. Portanto, esteja preparado para fornecer os documentos necessários, caso solicitado.
Pelo site de consulta da Receita, você pode realizar a consulta simples do FGTS, a partir do dia 22 de setembro.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!