O documento conhecido como “Carteira do Idoso” e outros comprovantes de que um indivíduo possua 60 anos de idade ou mais pode trazer muitas vantagens. Tratam-se dos benefícios para idosos, garantidos pelo “Estatuto do Idoso” e que oferecem um estilo de vida tranquilo aos brasileiros da terceira idade.
Ou seja, o objetivo destes benefícios é priorizar o cuidado e atenção aos idosos brasileiros, de forma a reduzir seus incômodos no dia a dia. Leia mais para ficar por dentro de todos os benefícios para idosos.

Como conseguir os benefícios para idosos
De forma geral, para conseguir os benefícios para idosos, a Carteira do Idoso é um documento obrigatório. Além disso, a certificação tem as informações de identificação da pessoa e QR Code ou código alfanumérico para verificação da validade da carteira.
Leia mais: INSS: PERMITIDA APOSENTADORIA AOS 50 ANOS DE IDADE | Garanta seu Direito agora mesmo- Não perca
Assim, para conseguir os benefícios para idosos, basta garantir sua carteirinha através do site oficial de solicitação, pela própria pessoa Idosa ou a pessoa idosa poderá requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Quais são os benefícios para idosos
Por fim, é importante destacar quais são os benefícios para idosos que estão disponíveis. No entanto, vale lembrar que eles só são possíveis mediante documentos como a Carteira do Idoso ou comprovação de ter 60 anos ou mais. Dentre estes benefícios para idosos, podemos mencionar:
Prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda
O primeiro dos benefícios para idosos garante prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda. Para isso, basta colaborar com o reconhecimento automático para pessoas com mais de 60 anos de idade. Assim, automaticamente, você ganha prioridade nos recebimentos.
Direitos dos idosos representados gratuitamente pelo Ministério Público
O Ministério Público tem como função prestar tutela jurídica a idosos, prioritariamente, na orientação e fiscalização das entidades de atendimento. Ou seja, embora não seja diretamente parte dos benefícios para idosos, isso significa que você ganha assistência gratuita para garantir que seus direitos sejam cumpridos.
Leia mais: Aumento de R$141 é anunciado para Aposentados – Veja agora valores
Garantia de um salário mínimo para idosos sem rendimentos
O Benefício de Prestação Continuada – BPC é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Para solicitar o benefício, você deve procurar o CRAS mais próximo da sua casa e se inscrever no Cadastro Único.
Compra de carro com isenção de impostos
O Estatuto do Idoso também prevê desconto para compra de carros 0km, com valor de até R$70.000. Para isso, é preciso comprovar, além da idade, algum tipo de deficiência física com limitação.
Aumento de 25% no valor da aposentadoria por invalidez
Idosos que recebem aposentadoria por invalidez e necessitam de assistência de terceiros podem ter um acréscimo de 25% no valor do benefício. Para isso, é preciso confirmar alguns casos específicos. Por exemplo cegueira total, perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível, alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, doença que exija permanência contínua no leito, incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Leia mais: 3 cartões liberados para Aposentados – Veja como solicitar
Prioridade da Prioridade- Superprioridade
Este é um dos benefícios para idosos mais populares que temos. Trata-se da preferência de atendimento de idosos em estabelecimentos como supermercados, bancos ou qualquer fila. Para isso, não é necessária a apresentação de documento algum. Portanto, basta sinalizar ao dono do estabelecimento que você está na terceira idade, e usufruir do seu direito.
Pensão alimentícia
Por fim, aqueles que não tiverem condições de se sustentar têm o direito a receber pensão e a escolher qual dos filhos irá realizar a assistência. Ou seja, a lei garante que os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade. Para isso, basta confirmar a incapacidade financeira ou condições que afetem a obtenção de renda.
Leia mais: INSS APROVA 2 SURPRESAS na conta dos APOSENTADOS e PENSIONISTAS — Confira agora quais são
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!