Os aposentados e pensionistas estão ansiosos e esperançosos com a liberação de um 14 salário ainda esse ano. Desde 2020, quando aconteceu a divulgação do projeto de lei, os beneficiários aguardam o depósito de um valor extra em suas contas. Confira agora qual o andamento, quem terá direito e se vai ser pago o 14 salário antecipado.
O 14 salário é um abono extra pago para beneficiários do INSS com o intuito de contribuir financeiramente com esse grupo de pessoas. Contudo, ele se trata de um projeto de lei e o seu pagamento requer o cumprimento de algumas etapas de votação.
Quem terá direito ao 14 salário do INSS?

O texto do projeto do 14 salário dá direito ao recebimento desse abono para quem recebe aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-doença, auxílio-reclusão. Ficam de fora quem recebe Renda Mensal Vitalícia e Benefício de Prestação Continuada.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quanto os beneficiários vão receber de 14 salário?
O projeto de lei visa o pagamento de, no mínimo, um salário mínimo e, no máximo, dois salários mínimos. Portanto, levando em consideração o salário atual, o 14 salário terá valor de R$ 1320 a R$ 2460.
O 14 salário voltou a ser pauta no Governo Lula
O projeto para pagar o 14 salário é de autoria de Pompeo de Mattos (PL 4367/2020). Sua apresentação ocorreu no Governo Bolsonaro, mas a discussão ainda continua. Nos meses de maio e junho, houve a antecipação do 13º salário para os beneficiários do INSS e, nesse contexto, o Ministro da Previdência Carlos Lupi falou sobre o 14.
De acordo com ele, não há recursos o suficiente para o pagamento desse valor. Ele ainda fala que não consegue “fazer tudo de uma vez” para que não haja um rombo financeiro. Continue acompanhando para não perder as últimas notícias do Jornal JF!
Leia mais: LULA ANUNCIA NOVO SALÁRIO MÍNIMO 2024 – Conheça os valores inacreditáveis que vão ser LIBERADOS
Como funciona o pagamento do 14 salário antecipado?
Alguns bancos estão anunciando o pagamento do 14 salário antecipado. Mas, essa antecipação nada mais é do que uma linha de crédito que usa o nome do abono para atrair clientes. Então, após a retirada desse valor pelos beneficiários, eles terão que fazer a devolução com juros.
A contratação dessa linha não tem a ver com o projeto, que ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados. Portanto, é necessário ter um planejamento antes de retirar essa linha de crédito.
Leia mais: INSS APROVA 2 SURPRESAS na conta dos APOSENTADOS e PENSIONISTAS – Confira agora
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

