A restituição do imposto de renda finalmente chega ao seu 4º e penúltimo lote neste mês de agosto. Logo, os contribuintes que pagaram mais impostos do que realmente deveriam pagar receberão os valores destinados a eles. Dessa forma, a Receita Federal efetua os pagamentos de acordo com uma lista de critérios prioritários.
A ótima notícia é que a consulta para verificar se você será contemplado estará disponível ainda esta semana. Portanto, a partir do dia 24 (quinta-feira), os cidadãos brasileiros terão a possibilidade de acessar o site oficial da Receita Federal para obter informações mais específicas sobre essa próxima etapa de depósitos.
Em 2023, os pagamentos da restituição do Imposto de Renda foram divididos em cinco lotes totais, sendo que o primeiro dia 31 de maio. Desde então, os brasileiros com valores a receber são beneficiados todos os meses. Confira mais informações a seguir!
Como consultar o 4º lote de restituição do imposto de renda?

Vale destacar que uma semana antes da data oficial de pagamento, é liberada a consulta sobre a restituição do Imposto de Renda. Dessa forma, os contribuintes que desejam efetuar o procedimento precisam antes de mais nada acessar a página oficial da Receita Federal.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Logo depois, basta clicar na área “Meu Imposto de Renda” e em seguida “Consultar Restituição“. Além de saber se irá receber, é possível verificar informações mais detalhadas a respeito da situação da declaração. Nesse ínterim, caso haja algum erro, o contribuinte pode enviar uma retificadora.
Quem tem direito de receber nesse lote a restituição do imposto de renda?
Segundo os dados divulgados pela Receita Federal, o 4º lote da restituição do Imposto de Renda deve atender o público a seguir:
Leia mais: NOVO PAGAMENTO PIS PASEP: CALENDÁRIO DIVULGADO – Confira agora
- Idosos acima de 80 anos: 11.960;
- Idosos entre 60 e 79 anos: 86.427;
- Pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave: 9.065;
- Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério: 30.453;
- Pessoas que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via PIX: 219.288;
- Pessoas não prioritárias que entregaram a declaração até o dia 29 de maio: 5.761.117.
Leia mais: Acaba de Sair: 3 NOVIDADES no INSS que Aposentados e Pensionistas Precisam Ver!
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!