O aliado dos beneficiários do INSS é a plataforma Meu INSS. Seja no site ou no aplicativo, o sistema criado pelo Governo Federal para acesso de quem recebe algum benefício previdenciário ou os segurados, permite diversos procedimentos importantes.
Agora, mais uma medida visa melhorar a segurança dos usuários: Meu INSS terá reconhecimento facial. Entenda mais sobre isso!
O que é e como funciona o Meu INSS?

O Meu INSS é a plataforma criada para reunir as informações de benefícios previdenciários. Por meio dele, os beneficiários e demais segurados podem fazer diversas solicitação e acessar dados importantes. Por exemplo, a solicitação de recebimento de benefício é feita por lá, assim como acesso a extratos, número de benefício, dentre outros.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como acessar o Meu INSS?
O acesso ao Meu INSS, assim como os demais portais governamentais, é feito com o mesmo login de acesso à plataforma do Gov.br. O INSS também permite que os usuários acessem a plataforma usando outras formas de login, que também fazem parte de medidas de segurança, tais como: reconhecimento facial, QR Code, certificado digital, dentre outros.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: APOSENTADORIA PARA QUEM NÃO TRABALHOU? Veja como funciona
Como funciona a solicitação do Meu INSS por reconhecimento facial?
O Meu INSS facilita a vida dos beneficiários, permitindo a realização de muitos serviços sem precisar do deslocamento até as agências. Contudo, algumas medidas de segurança existem para evitar que haja fraudes e confirmar que realmente é o beneficiário que está usando o canal digital.
Uma dessas medidas de segurança é o Meu INSS por reconhecimento facial. Ao solicitar serviços como “Alterar local ou formas de pagamento” e “Desbloqueio de Benefício para empréstimo“, é necessário que o beneficiário tenha reconhecimento facial, demonstrando que é ele quem está pedindo as alterações.
Como acontece o reconhecimento facial?
A medida do Meu INSS para reconhecimento facial está valendo desde o dia 7 de agosto. A decisão sobre a conclusão do serviço dependerá do cruzamento entre as informações de biometria facial e o nível da conta do gov.br.
Isso determinará se os serviços terão finalização automática ou se passarão por análise de algum servidor. Além disso, há outras medidas de segurança ofertadas pelo Meu INSS. Sempre há o envio de mensagens e e-mails para os beneficiários.
As denúncias podem ser realizadas para a Ouvidoria, através do telefone 135 ou nas agências da Previdência Social.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!