O INSS, muitas vezes, realiza o corte de benefícios para pessoas com o mesmo nome, quando uma pessoa com o homônimo morre, com o intuito de evitar fraudes e irregularidades nos depósitos. Isso já aconteceu com algumas pessoas, que precisam comprovar que estão aptos a receber. Veja o que fazer nessas situações.
Muitas vezes, o INSS corta o benefício das pessoas, mesmo que esteja tudo certo com o pagamento e com o cadastro. Isso pode acontecer porque houve o falecimento de alguém que tenha o mesmo nome. Essa prática é adotada pelo INSS como precaução para fraudes.
Por qual motivo ocorre a suspensão do INSS?

A medida é tomada para impedir que benefícios continuem sendo pagos indevidamente após o óbito do segurado. Dessa forma, aquela pessoa que continua viva poderá comprovar para permanecer recebendo o salário do INSS.
Para isso, o beneficiário precisa entrar em contato com a central de atendimento pelo 135 ou pelo site do Meu INSS e apresentar a documentação exigida pelo órgão para comprovar o caso de homônimo e reativar o benefício.
Leia mais: INSS pagará SALÁRIO EM DOBRO – Veja quem terá direito
É importante ressaltar que a possibilidade de cancelamento total do benefício é rara e somente ocorre após uma investigação mais detalhada, quando se identifica que o óbito se refere a alguém com nome, CPF, nome dos pais, data de nascimento e outros dados idênticos. Parece impossível, mas pode ocorrer.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como ocorre a análise dos homônimos?
Quando um beneficiário falece, o cartório faz o registro, mas a verificação dessas informações não se restringe apenas aos cartórios, uma vez que o INSS também integra seus dados com outras bases governamentais. Por exemplo, quando ocorrem óbitos de segurados do órgão em hospitais, as secretarias de saúde dos estados podem realizar o compartilhamento de dados com o INSS, permitindo uma maior agilidade no processo.
Passo a passo para solicitar a ativação do benefício
- Acessar o Meu INSS com login e senha da plataforma Gov.br
- Buscar a alternativa “Novo pedido”
- Selecionar a opção “Novo requerimento”
- Em seguida, acessar “Atualizações para manutenção do benefício”
- Depois, clicar em “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”
- Selecionar o benefício que deseja ativar
- Verificar os dados e, se estiver tudo certo, apertar “Avançar”
- Preencher as informações requisitadas e concluir o pedido.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.