Confira os segurados da Previdência Social que estão livres da prova de vida 2023. Veja em seguida.
A pandemia de Covid-19 remodelou diversos serviços oferecidos para os brasileiros como os previdenciários. Gerando por um período a suspensão dos atendimentos presenciais nas agências. Portanto, o presidente na época, Jair Bolsonaro, modificou o procedimento.
O que é a prova de vida?
A prova de vida é usada para verificação de benefícios com indícios de irregularidade. Como, por exemplo, existem situações em que o titular falece e a família deixa de comunicar ao órgão o falecimento e continuam recebendo o salário mensal do segurado.
Leia mais: INSS pagará SALÁRIO EM DOBRO – Veja quem terá direito
Além disso, vale lembrar que antes da alteração feita pelo ex-presidente Bolsonaro valendo agora em 2023, a prova de vida era realizada de forma presencial na instituição responsável pelo pagamento do seu salário. Nesse sentido, precisam fazer todos os anos no mês do seu aniversário. Evitando o risco de suspensão ou cancelamento.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como vai funcionar a prova de vida 2023?
A prova de vida em 2023 é automática. Funcionando por meio do cruzamento de dados nas bases do governo federal. Dessa forma, alguns atos praticados pelo segurado, vão funcionar como comprovação, entre eles:
- Atualização do CadÚnico;
- Atendimento presencial em uma agência do INSS;
- Acesso ao Aplicativo Meu INSS;
- Recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
- Contratação de empréstimo consignado;
- Vacinação;
- Votação nas eleições.
Havendo a pretensão de evitar que os segurados com dificuldade de locomoção precisem sair de casa para comprovarem estarem vivos.
Trazendo mais comodidade e facilidade. No entanto, em determinados casos, o beneficiário, vai precisar fazer o procedimento. Siga sua leitura!
Lista revela quem está livre da prova de vida 2023
Como mencionamos, em algumas situações, o segurado não vai precisar fazer a prova de vida. Ou seja, aqueles em que o órgão conseguiu detectar atos por meio da base de dados do governo federal. Já nos casos em que esses atos não são localizados, vão precisar fazer o procedimento.
Leia mais: SURPRESA no INSS: Salário de R$14.000 para um GRUPO! Veja quem vai receber
Sendo assim, vão receber uma notificação do órgão, informando que precisam fazer a prova de vida em 2023, os segurados em que atos não foram localizados nas bases. Para poderem continuar recebendo seus benefícios normalmente.
Caso o beneficiário não comprove sua vida em até 60 dias e o órgão não consiga localizá-lo, o benefício vai ficar bloqueado por 30 dias, período em que pode comprovar sua vida em uma agência bancária ou por meio de canais eletrônicos.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!