Uma notícia alegrou os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recentemente. Os cidadãos que tiveram seus direitos reconhecidos em processos contra a instituição disputados na Justiça podem agora receber o pagamento de benefícios atrasados que podem chegar a R$ 79.200.
Cerca de 100 mil pessoas têm o direito ao pagamento desses atrasados, que totalizam R$ 1,6 bilhão. Vale ressaltar que os pagamentos são referentes a ações com valor de até 60 salários mínimos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Por que esse pagamento foi possível?

A liberação destes pagamentos foi possível graças à autorização dada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). Os valores serão pagos pelos Tribunais Regionais Federais (TRFs) aos beneficiários que tiveram êxito em suas ações. O montante é referente ao conjunto de 79.072 processos vitoriosos contra o INSS.
Leia em seguida: Empréstimo Consignado do INSS tem mudanças significativas: Fique por dentro das novidades!
Quais são os beneficiários elegíveis?
A Constituição Federal determina que a ordem cronológica de expedição dos precatórios e RPVs (Requisições de Pequeno Valor) deve ser seguida, conforme o pedido feito pelo juiz responsável pelo caso em questão. Portanto, os aposentados, pensionistas e assistidos por outros programas de assistência do INSS podem estar entre os beneficiários desses pagamentos atrasados.
Leia em seguida: LISTA ATUALIZADA DAS DOENÇAS QUE DÃO DIREITO A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ DO INSS – Confira agora
Além disso, pessoas acima de 60 anos, portadores de deficiência e indivíduos que enfrentam alguma doença grave têm prioridade no recebimento desses valores. Os beneficiários dos diversos tipos de programas assistenciais, como aposentadoria, pensão por morte, auxílios diversos e o BPC (Benefício de Prestação Continuada), devem ficar atentos a essa oportunidade.
Como consultar a disponibilidade desses pagamentos e buscar informações?
A consulta para saber se há algum valor a ser pago poderá ser feita online, no site do TRF da respectiva região do beneficiário. Basta ter em mãos o número do processo ou do CPF do beneficiário. A data de pagamento dos valores também será informada durante a consulta. Portanto, essa é uma grande oportunidade para quem depende desses benefícios para sobreviver. Vale a pena verificar se há algum valor a receber.
Leia em seguida: BÔNUS SURPRESA: INSS vai pagar benefício extra aos servidores esta semana – Descubra se você está incluso!
Com isso, fica claro que todos os beneficiários do INSS que conquistaram seus direitos na justiça devem ficar de olho nesse novo pagamento de atrasados. Isso vai ajudar muitas pessoas que dependem desses valores para custear suas despesas e garantir um sustento digno. Portanto, não perca essa oportunidade e consulte se você tem algum valor a receber!
Veja também;
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!