O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está introduzindo um novo benefício exclusivo para as mulheres em 2023. A justiça reconheceu o direito das donas de casa de receber o auxílio-doença, um benefício do INSS concedido em caso de incapacidade temporária.
Essa mudança nas regras da Previdência afeta principalmente as mulheres, uma vez que os requisitos para aposentadoria são diferentes para homens e mulheres. Vejamos mais detalhes sobre essa atualização das regras.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O cenário da concessão do auxílio-doença

Resumidamente, a Justiça Federal de Santa Catarina determinou que uma dona de casa de 47 anos tem o direito de receber o auxílio-doença do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), pois ela comprovou que não possui condições para realizar suas atividades domésticas devido a um problema na coluna lombar.
Leia em seguida: INSS: Bancos Anunciam Devolução em Dobro para Aposentados – Veja os Detalhes!
A trabalhadora contribui como segurada facultativa do INSS desde outubro de 2014, e em agosto de 2021, teve problemas na coluna, especificamente na região lombar, isso após confirmação por atestado médico de um perito judicial.
Todavia, mesmo com a confirmação do preito, o INSS negou pedidos administrativos de benefícios por incapacidade à trabalhadora. Levando-a assim a buscar a justiça federal.
Aposentadoria para mulheres e auxílio-doença
A reviravolta no caso estabeleceu um precedente para haja o pagamento deste benefício em casos similares.
A mulher que deseja se aposentar precisa saber que existe mais de um tipo de benefício concedido pelo INSS. Veja quais são:
Leia em seguida: INSS Convoca Aposentados e Pensionistas para Documento Especial – Veja Detalhes!
- Aposentadoria por idade (urbana, rural e híbrida);
- Aposentadoria especial;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria para pessoa com deficiência;
- Aposentadoria por tempo de contribuição (contribuintes antes da reforma).
Os tipos de aposentadoria listados também são válidos para homens. O que difere a concessão de cada uma delas são seus respectivos requisitos.
Leia em seguida: Entenda a suspensão dos consignados por 180 dias e quem também pode ser beneficiado com isso
Ademais, é importante lembrar que a aposentadoria por tempo de contribuição não está mais disponível para as mulheres que não se enquadram nas regras de transição ou começaram a trabalhar após a reforma da previdência. Além disso, agora está liberado o auxílio-doença.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!