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Início INSS

Representante Legal do INSS: Entenda o que é e como cadastrar

Marcus Vinicius Por Marcus Vinicius
maio 7, 2023
Em INSS, Notícias
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O representante legal é peça fundamental para milhares de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Isso, pois sua ajuda diária pode ser indispensável para a realização de atividades cotidianas, mas também para o recebimento de seus benefícios.

Entenda aqui a importância de um representante legal do INSS e como cadastrá-los através da plataforma MEU INSS.

Veja aqui:

  • O que é um representante legal do INSS?
  • Quais os tipos de representante legal?
  • Como cadastrar representante legal no INSS.

O que é um representante legal do INSS?

A figura do representante legal é indispensável para milhares de beneficiários do INSS. Isso pois, em muitos casos, o beneficiário torna-se incapaz de participar dos processos burocráticos envolvidos na solicitação do pagamento, como, por exemplo, uma criança que receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

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Leia em seguida: Consulte Processos INSS em 2023: Acompanhe Benefícios e Auxílios Online com Meu INSS

Caso um beneficiário do INSS seja ou torne-se incapaz de manifestar sua vontade, o mesmo pode ser representado por um representante legal, responsável por solicitar, manter, atualizar e receber benefícios, por exemplo.

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Quais os tipos de representante legal?

Existem vários tipos de representante legal, que se diferenciam de acordo com a pessoa que representa. Confira:

Tutor nato: Responsável pelo menor de idade (pai ou mãe). Os documentos para comprovar a relação são RG, CPF, comprovante de endereço do titular, termo de responsabilidade.

Detentor de guarda: Alguém que recebeu esse papel em caso de falta destes, através de termo de guarda judicial. Os documentos para comprovar a relação são RG, CPF, comprovante de endereço do titular, termo de responsabilidade e termo de guarda.

Leia mais: Revisão da Vida Toda aumenta salário dos aposentados; confira valores e como solicitar

Tutor: Responsável por um menor. Documentos: RG, CPF, comprovante de endereço do titular, termo de responsabilidade e termo judicial de tutela.

Curador: Pessoa responsável por um maior incapaz. Documentos: RG, CPF, comprovante de endereço do representante legal, termo de responsabilidade, termo judicial de curatela.

Leia em seguida: BPC 2023: Como Idosos e Deficientes Obtêm Benefícios sem Contribuir ao INSS – Passo a Passo!

Administrador provisório: pessoa responsável por um incapaz, sem a curatela definitiva. Documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, termo de responsabilidade, termo judicial de início do processo de interdição.

Diretor responsável de entidade assistencial: pessoa responsável por entidade na qual o incapaz esteja internado. Documentos: com foto, (RG, CNH, CTPS, CPF, comprovante da qualidade de dirigente da entidade, guia de recolhimento institucional, declaração de permanência do titular do benefício).

Como cadastrar representante legal no INSS

  • Primeiramente reúna os documentos necessários para cada forma de representante legal, como estabelecido acima.
  • Em seguida basta acessar o site ou o aplicativo MEU INSS e realizar seu login com a conta gov.br;
  • Procure agora por ”Representante legal” na barra de pesquisas do site ou do aplicativo;
  • Clique então na opção ”Cadastrar ou Renovar Representante Legal”;
  • Siga o passo a passo disposto na tela para concluir o processo, anexando os documentos à medida que for solicitado.

Leia em seguida: Redução nos Juros do INSS: Vantagens e Riscos do Empréstimo Consignado para Aposentados

Veja também: Vitória dos aposentados! 13º Salário vai ser antecipado!

Vitória dos aposentados! 13º Salário vai ser antecipado! (Fonte: João Financeira TV)

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