Neste ano, pela primeira vez, houve a confirmação da concessão automática do benefício INSS da pensão por morte. Dessa forma, a obtenção do benefício de aposentadoria também pode ser uma opção, mas ter cautela no momento de fazer a solicitação se torna essencial. Veja mais detalhes em seguida:
Como funciona o benefício de aposentadoria automática do INSS?

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
A partir de 2019, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou a concessão de benefícios automaticamente. No início, essa facilidade estava disponível somente para solicitação da aposentadoria por idade.
Nesse sentido, com mudanças e aperfeiçoamento do sistema, outras espécies de benefícios passaram a ser deferido de forma automatizada. Um exemplo disso é a pensão por morte solicitada por um segurado que mora na cidade do Rio de Janeiro.
Leia em seguida: Suspensão de benefícios: Bolsa Família anuncia medidas para alguns beneficiários – Confira!
Mediante um robô, acontece a verificação dos dados contidos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e daquelas inclusas na hora da solicitação do benefício no INSS. Desse modo, o servidor responsável pela análise do pedido consegue identificar se o segurado tem ou não o direito de receber o benefício.
Todavia, o benefício pode estar sujeito a erros, levando até mesmo ao seu indeferimento. Portanto, é recomendado que, após o deferimento, o beneficiário consulte a carta de concessão para compreender os critérios considerados pelo órgão e a renda mensal inicial.
Leia em seguida: Vitória dos Aposentados: Justiça Libera R$ 1,7 Bilhões em Atrasados do INSS!
Benefício INSS: qual o objetivo da análise automática?
A análise automatizada do benefício INSS procura principalmente agilizar o procedimento e minimizar a fila de espera de requerimentos, que continua aumentando. Por exemplo, no decorrer de 2023, observa-se um grande volume de pedidos em espera, sendo a aposentadoria por idade e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) os que lideram essa estatística.
Leia em seguida: INSS começa a pagar Pensões e Aposentadorias de JULHO – Veja quando recebe
Em abril, cerca de 1,2 milhão de pedidos de benefícios do auxílio-doença e outros que demandam perícia médica ficaram aguardando por análise.
Como ter mais chances de receber o benefício de aposentadoria do INSS de forma automática?
Para ter mais chances de receber o benefício INSS automaticamente, é essencial estar bem organizado e conferir o extrato do CNIS. Isso porque, se trata de um dos documentos mais importantes no momento de solicitar a aposentadoria, pois guiará o órgão na definição do valor adequado dos benefícios.
Leia em seguida: Novas ações do INSS visam ANTECIPAR fila de espera – Aposentadoria mais rápida para segurados!
No registro do CNIS, você pode avaliar aspectos como os salários e holerites, bem como, identificar eventuais pendências. Portanto, ao identificar um erro pequeno ou grave no CNIS, é aconselhável agendar uma Atualização de Dados Cadastrais do Beneficiário por meio do Meu INSS.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!