Você é segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e recebe a aposentadoria por incapacidade permanente, também conhecida como aposentadoria por invalidez?
Então, é importante que você saiba que pode ter direito ao adicional de 25% pago pelo INSS. Neste artigo, explicaremos quem tem direito a esse benefício e como solicitá-lo. Acompanhe e descubra mais sobre esse importante auxílio!

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Como solicitar o adicional de 25% na aposentadoria por invalidez
Para solicitar o adicional de 25% na aposentadoria por invalidez, é necessário seguir alguns passos. Primeiramente, é importante que você comprove sua incapacidade permanente por meio de documentos médicos e laudos. É recomendado que você reúna todos os exames e relatórios que atestem sua condição.
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Em seguida, agende um atendimento no INSS, seja presencialmente ou por meio do aplicativo Meu INSS. Durante o atendimento, informe ao servidor responsável sobre a necessidade de ajuda em suas atividades básicas diárias. O INSS fará uma análise do seu caso e, se confirmada a incapacidade, o adicional de 25% será concedido.
Vale ressaltar que esse adicional não é cumulativo com outros benefícios, ou seja, caso você já receba outro tipo de auxílio, o valor total não será somado. O adicional de 25% é exclusivo para aposentados por invalidez que comprovem a necessidade de assistência permanente.
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Veja abaixo algumas doenças que dão direito a esta aposentadoria
Veja abaixo algumas enfermidades que dão direito à aposentadoria por invalidez:
- Cegueira total;
- Paralisia dos dois braços ou pernas Perda das pernas, quando a prótese não for possível;
- Perda de um braço e uma perna, mas quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e dois pés, mesmo que a prótese seja possível;
- Perda de nove dedos da mão ou mais;
- Doença que exija permanência contínua no leito;
- Alteração das faculdades mentais;
- Qualquer condição permanente que necessite de assistência frequente nas atividades diárias.
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Contudo, o INSS exige que a pessoa passe por uma perícia médica para ter direito ao adicional 25 aposentadoria invalidez. Portanto, o supervisor da perícia médica que concederá o valor.
Documentos necessários
Para pedir o adicional é preciso ter os seguintes documentos:
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- Número do CPF.
- Se for procurador ou representante legal:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Como solicitar o adicional?
A solicitação do adicional 25 aposentadoria invalidez é feita por meio do aplicativo Meu INSS ou site. Portanto, basta seguir o passo a passo:
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- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
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