No universo previdenciário, existem diferentes tipos de aposentadoria, cada uma adequada a diferentes perfis de trabalhadores. Neste artigo, vamos apresentar as 5 principais aposentadorias oferecidas pelo INSS e ajudar você a entender suas características específicas.
Conheça os requisitos para cada tipo de aposentadoria, como funciona o cálculo dos benefícios e como se preparar para alcançar a aposentadoria que melhor se encaixa nas suas necessidades e expectativas. Seja qual for o seu momento de carreira, esteja preparado para fazer escolhas inteligentes sobre o seu futuro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade do INSS destina-se aos trabalhadores que comprovem uma carência mínima de 180 contribuições. Além disso, deve-se comprovar também 15 anos de tempo de contribuição e idade mínima de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres.
Leia em seguida: Economize na conta de luz: nova lei concede descontos exclusivos para idosos!
Aposentadoria por tempo de contribuição
A aposentadoria por tempo de contribuição destina-se às mulheres e homens brasileiros, respectivamente que possuam 30 e 35 anos de contribuição.
Aposentadoria por idade rural
Para trabalhadores que tenham direito à aposentadoria por idade rural, deve-se cumprir uma carência de 180 meses, além da idade de 60 anos para os homens e 55 para as mulheres.
Leia em seguida: Chega de preocupações na aposentadoria: INSS assegura adicional de 25% para alguns beneficiários
O trabalhador rural não precisa, necessariamente, comprovar as contribuições para o INSS. Todavia, deve-se comprovar atividade rural aceita pela modalidade.
Aposentadoria especial
Segundo o PLP 245/2019, a aposentadoria especial destina-se a segurados com efetiva disposição a agentes nocivos, químicos por exemplo. Também abrange agentes nocivos físicos e biológicos.
Leia em seguida: Reviravolta na Previdência: Aposentados terão incríveis NOVOS BENEFÍCIOS depositados automaticamente!
De acordo com o texto, deve ser observada uma carência de 180 meses de contribuições.
Aposentadoria por invalidez
Destina-se a aposentadoria por invalidez aos trabalhadores incapacitados PERMANENTEMENTE de exercer sua atividade laboral. Dessa forma, comprovada a incapacidade através de laudos, exames e atestados, o contribuinte terá acesso à aposentadoria por invalidez.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

