O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está avançando em sua busca por modernização e eficiência ao adotar a inteligência artificial para analisar benefícios de aposentadoria e pensões. A automatização é uma resposta à demanda crescente e ao desafio de diminuir as filas de espera para concessão de benefícios.
Segundo informações do Ministério da Previdência Social, entre 2022 e 2023, “Meu auxílio-doença foi cortado em novembro e até agora, nada”, conta a operadora de cobrança Sabrina Tamaris Alípio da Silva.
No Rio de Janeiro, o jardineiro José Maria Machado está há 9 meses sem trabalhar. Foi aprovado para receber o auxílio-doença, mas também está esperando a perícia. “Tem vezes que a gente falta comida para poder comprar remédio”, lamenta o jardineiro José Maria Machado.
Além dos 600 mil que estão à espera do auxílio-doença, há outros 200 mil esperando por aposentadorias, salário-maternidade e pensões.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Leia em seguida: Novidades na PROVA DE VIDA do INSS – Saiba como isso afeta os beneficiários!
Conclusão
Em março de 2020, o governo liberou o auxílio-doença e o BPC, o benefício assistencial, por meio de atestado médico e até hoje não voltou a exigir a perícia presencial. Depois de quase um ano e meio, o Congresso Nacional converteu a medida em lei. O objetivo é agora é tentar zerar essa fila em até seis meses.
Agora, após a concessão do benefício, o trabalhador deve submeter-se à perícia do INSS em até 30 dias após o fim do prazo definido no atestado médico.
Leia em seguida: Beneficiários do INSS Recebem Ótimas Notícias: Pagamentos Retroativos Confirmados!
Com o aumento da concessão de benefícios, também aumentou o número de golpes aplicados por quadrilhas que agem em nome do INSS. Estelionatários tentam extorquir dinheiro de segurados do INSS com a falsa promessa de liberar benefícios.
O objetivo é roubar dados e dinheiro das vítimas. Por isso, o INSS faz um alerta: “O INSS não entra em contato com o cidadão pelo telefone 135 e também não pede informações confidenciais, como senha e número do benefício”.
Leia em seguida: Bancos Surpreendem: INSS Anuncia DEVOLUÇÃO DE VALOR EM DOBRO PARA APOSENTADOS – Entenda
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!