Os aposentados têm a opção de solicitar a nova carteira do idoso para usufruir de benefícios exclusivos. Esse documento funciona como um meio de identificação, contendo dados pessoais e um QR code para verificar sua autenticidade. Assim, alguns idosos, incluindo aposentados, podem solicitar esse documento se atenderem aos requisitos necessários. O processo é rápido e prático, não exigindo deslocamento presencial, pois tudo pode ser realizado online.
Nova carteirinha dos idosos como funciona?
A nova carteirinha dos idosos assegura benefícios exclusivos para esse grupo. Para solicitar o documento, é necessário atender a um critério de renda específico. Atualmente, no Brasil, o Estatuto do Idoso garante direitos como descontos e atendimento preferencial, tornando a carteirinha um meio de identificação dessas pessoas.
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Esse documento oferece desconto de 50% nas passagens de transporte público. Além disso, possui um QR Code que possibilita a empresa de transporte escanear e confirmar a autenticidade da carteirinha. Dessa forma, os idosos podem usufruir de vantagens especiais e comprovar seus direitos assegurados pelo Estatuto.
Quem pode emitir a nova carteirinha do idoso?

A pessoa idosa com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos pode obter a carteira do idoso. Além disso, é necessário realizar o Cadastro Único e mantê-lo atualizado obrigatoriamente a cada dois anos, ou sempre que houver alguma mudança nos dados cadastrais.
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Para solicitar e emitir a carteira, o idoso que se enquadra nas regras pode fazê-lo de forma online. Após seguir os passos necessários, basta o idoso fazer o download e, se desejar, imprimir o documento.
Para realizar a emissão, é preciso acessar a plataforma específica da Carteira do Idoso. Basta acessar o link indicado (CLIQUE AQUI) e, na tela de início, procurar o campo “Emitir carteira”. Contudo, o sistema vai solicitar login e senha, que são os mesmos da plataforma gov.br. Com essas informações, o idoso poderá prosseguir com o processo de solicitação e obter sua carteira do idoso com facilidade.
Já possuindo o cadastro no gov.br, basta digitar o CPF e clicar em “continuar”. Em seguida, a tela principal será exibida, e você deverá clicar novamente em “emitir carteira”. Outra página aparecerá, com várias opções, incluindo a validação da carteira. Se você está solicitando a carteira do idoso, deve selecionar a primeira opção “emitir carteira da pessoa idosa”.
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Porém, se você ainda não tem acesso à plataforma do Governo, basta acessar o gov.br e seguir o passo a passo para criar o seu login.
Esse login proporcionará acesso a diversos sistemas do Governo Federal, como o Meu INSS e a carteira de motorista digital, entre outros. Ao criar sua conta, você estará habilitado para emitir a carteira do idoso e usufruir dos seus benefícios.
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