O 14º salário é uma antiga demanda dos beneficiários do INSS, ansiando por conseguir um incremento financeiro além do salário e do 13º habitualmente recebido. No entanto, este abono adicional ainda não foi pago, mas alguns bancos prometem realizar a antecipação.
Como está o projeto do 14º salário do INSS?
Liderado pelo Deputado Pompeo de Mattos, o projeto do 14º salário do INSS (projeto de lei 4367/2020) almeja proporcionar uma renda adicional para os beneficiários do INSS durante dois anos. O objetivo é oferecer uma assistência financeira ao público que, muitas vezes, luta para sustentar suas necessidades básicas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Todavia, para o projeto sair do papel, ele ainda precisa ser aprovado e passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Além da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa e Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Uma comissão mista ainda precisa ser criada para dar sequência no projeto.
Como funcionará a antecipação do 14º salário do INSS pelos bancos?

Considerando que o pagamento do 14º salário do INSS ainda não foi aprovado pelo governo federal, os bancos estão se adiantando e anunciando a antecipação do abono. Entenda que essa antecipação se trata de uma linha de crédito oferecida pelos bancos, sendo, na verdade, uma espécie de empréstimo.
Leia em seguida: INSS começa a pagar Pensões e Aposentadorias de JULHO – Veja quando recebe
Vale a pena antecipar o 14º salário do INSS?
As taxas de juros dos empréstimos oferecidos pelos bancos costumam ser elevadas, sendo assim, a antecipação pode não ser vantajosa, principalmente se a finalidade for o pagamento de dívidas ou contas do dia a dia. Há, ainda, o risco dessas pessoas acabarem se endividando devido à alta taxa de juros.
Leia em seguida: Vitória dos Aposentados: Justiça Libera R$ 1,7 Bilhões em Atrasados do INSS!
Vale ressaltar que, uma vez aprovado, o 14º salário do INSS não exigirá qualquer tipo de reembolso ou pagamento de taxa adicional, uma vez que o valor provém do orçamento público. Vale a pena considerar outras opções de empréstimo com taxas de juros mais baixas, como, por exemplo, o empréstimo consignado, que atualmente é uma das opções mais acessíveis no mercado financeiro.
Conclusão
Portanto, embora a antecipação do 14º salário do INSS por parte dos bancos possa parecer atraente, é importante considerar o custo desse empréstimo para evitar possíveis dificuldades financeiras no futuro.
Leia em seguida: Suspensão de benefícios: Bolsa Família anuncia medidas para alguns beneficiários – Confira!
Lembrando que o projeto que prevê o 14º salário ainda está em andamento e, caso seja aprovado, beneficiará milhares de pessoas sem exigir qualquer reembolso.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!