A Receita Federal confirmou a data de consulta ao próximo lote de restituição do IRPF, Imposto sobre a Renda de Pessoas Físicas. Essa é uma ótima notícia para quem efetuou o pagamento do imposto de renda e está aguardando pela restituição. Desde segunda-feira, dia 24, a consulta ao terceiro lote de restituições para o ano-base de 2022 está disponível.
Segundo a Receita Federal, o valor total a ser distribuído entre os contribuintes chegará a cerca de R$ 7,5 bilhões. Os pagamentos estão programados para o dia 31 de julho, beneficiando aproximadamente 5.632.036 contribuintes. O processo de creditação será iniciado pelos contribuintes que fazem parte da lista de prioridades.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quem são os contribuintes prioritários na restituição do IRPF?

A Receita Federal inicia a restituição aos contribuintes que estão na fila de prioridade. O valor total para esse grupo é de R$ 5,58 bilhões. Veja abaixo quais são os contribuintes que integram esse grupo:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
- Profissionais do magistério, que representam a maior fonte de renda do Brasil;
- Contribuintes com prioridade decorrente do uso da declaração pré-preenchida ou recebimento da restituição IRPF pelo Pix.
Leia em seguida: Justiça em ação: STF pode obrigar INSS a pagar revisão da vida toda – Veja os possíveis desdobramentos!
Além desse grupo, a Receita Federal informou que cerca de 1,6 milhão de contribuintes que enviaram suas declarações até o dia 23 de março de 2023 também receberão a restituição, mesmo não estando inseridos no grupo prioritário.
Como consultar a restituição do IRPF?
A consulta pode ser realizada através da página oficial da Receita Federal. Para verificar se tem direito à restituição do terceiro lote, o contribuinte deve fazer a consulta a partir da segunda-feira subsequente à data anunciada. Após acessar a plataforma, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e em seguida em “Consultar a Restituição”.
Leia em seguida: Chegou a oportunidade: Governo lança programa com cartão de crédito sem juros para beneficiar os consumidores
A Receita Federal ainda oferece um aplicativo para quem prefere mais praticidade. Através deste aplicativo, disponível para Android e iOS, é possível realizar a consulta de maneira rápida e cômoda.
O que é a malha fina e como verificar se caí na malha fina?
A consulta à restituição do IRPF também permite ao contribuinte verificar se existem pendências que impeçam o recebimento dos valores ou se ele está na chamada malha fina. Para verificar se caiu na malha fina, é necessário consultar o extrato do imposto que está disponível no site da Receita Federal, no portal e-CAC.
Essa checagem é fundamental, pois a malha fina retém as declarações que apresentem inconsistências ou incoerências, gerando assim uma pendência para o contribuinte. Não estar em dia com o Fisco pode acarretar em uma série de problemas, como o impedimento de receber a restituição do IRPF.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!