Descubra como é possível solicitar o acréscimo de 25% na aposentadoria do INSS. Essa vantagem exclusiva é garantida aos beneficiários que recebem aposentadoria por invalidez, mas muitas pessoas desconhecem essa possibilidade e acabam não usufruindo desse benefício. Saiba mais sobre como fazer a solicitação desse adicional.
Aposentadoria por invalidez do INSS
Esse direito é destinado àqueles que não possuem mais capacidade de exercer suas atividades laborais e não podem ser realocados em outras funções. Conhecido como aposentadoria por incapacidade permanente, esse benefício é destinado a pessoas que enfrentam doenças ou sequelas decorrentes de acidentes, tanto no ambiente de trabalho como fora dele, que os impeçam de continuar trabalhando.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Para requerer esse benefício, é necessário apresentar um pedido ao INSS por meio do Meu INSS. Além disso, o segurado deve passar por uma perícia médica e comprovar sua condição por meio de documentos como laudos, exames e atestados, entre outros.
Adicional de 25% na aposentadoria do INSS

Um benefício pouco conhecido pelos segurados é o acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez. O INSS assegura esse valor adicional em casos em que o beneficiário necessita de auxílio de terceiros.
Anteriormente, o adicional era pago para quem recebia outros benefícios, mas, agora, a Justiça definiu que o valor extra será destinado exclusivamente para quem recebe a aposentadoria por invalidez.
Para receber o acréscimo, é necessário comprovar a necessidade de cuidados de outras pessoas. A solicitação também é realizada por meio do aplicativo do Meu INSS.
Como faço para calcular o adicional de 25%?
Para solicitar o adicional de 25% na aposentadoria por invalidez, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse a plataforma “Meu INSS” com seu CPF e senha;
- Na parte superior, digite o nome do serviço: “Solicitação de Acréscimo de 25%“;
- Selecione o seu benefício por incapacidade permanente na lista e siga as instruções fornecidas na tela.
O INSS estabelece um prazo de 45 dias corridos para concluir a análise do pedido. Para acompanhar o processo, clique em “consultar pedidos“, encontre seu processo na lista e clique em “detalhar”. Importante destacar que até quem recebe o valor máximo de salário pode solicitar esse adicional.
Por lei, algumas doenças dão o direito ao adicional, pois se entende que elas fazem com que a pessoa necessite de ajuda para realizar atividades cotidianas. A lista das doenças que dão direito ao acréscimo de 25% pode ter a consulta no site oficial do INSS.
Leia mais: Bônus especial: INSS libera R$17.189,00 em agosto – Confira se você tem direito!
Doenças que garantem adicional na aposentadoria
Aqui estão as condições que podem dar direito ao adicional de 25% na aposentadoria por invalidez:
- Alteração das faculdades mentais com grave desordem da vida orgânica e social;
- Cegueira total;
- Doença que exija acamamento permanente;
- Incapacidade permanente para as atividades básicas diárias;
- Paralisia dos membros superiores ou inferiores;
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo quando a prótese for possível;
- Perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível.
Essas são as condições estabelecidas pela legislação para que o beneficiário da aposentadoria por invalidez possa solicitar o acréscimo de 25% em sua aposentadoria. Se o segurado se encaixa em alguma dessas situações, ele tem o direito de fazer a solicitação por meio do Meu INSS.
Leia mais: Idosos podem receber desconto na luz com Tarifa Social- Descubra como
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

