Novas diretrizes, empréstimo consignado, INSS, beneficiários, tudo isso foi reformulado para proporcionar mais transparência aos interessados durante a contratação. As atualizações foram implementadas com o intuito de oferecer opções adicionais ao público antes de finalizar o contrato.
Empréstimo consignado do INSS sofre novas alterações, incluindo ampliação da margem, redução da taxa de juros e outros ajustes. Além disso, agora ocorre o levantamento de dados diretamente pelas instituições bancárias, que serão encaminhados à DataPrev. Fique por dentro dessas recentes mudanças!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Regras do empréstimo consignado do INSS em 2023

Alterações no empréstimo consignado do INSS ocorreram em 2023, resultando em diminuição da taxa de juros de 2,14% para 1,97%. Agora, nenhuma instituição financeira está autorizada a cobrar acima desse valor dos contratantes.
Margem consignável, um percentual máximo de 35%, é destinada aos beneficiários que desejam contratar empréstimos. Essa porcentagem corresponde ao valor do salário que pode ser utilizado para quitar as parcelas. Vale ressaltar que as parcelas são descontadas diretamente da conta do contratante, sendo possível realizar esse procedimento em até 84 vezes.
Leia mais: 14º Salário antecipado: Descubra como receber esse benefício antes do previsto em alguns bancos!
Aumento da margem também foi observado. Anteriormente, situava-se em 30%. O aumento permitiu a contratação de maiores montantes a taxas reduzidas, evitando a necessidade de recorrer a créditos pessoais, os quais acarretam encargos elevados.
Novas diretrizes para o empréstimo consignado do INSS em 2023
No dia 15 de junho de 2023, publicação, foi emitida a portaria 1140, a qual estabeleceu a regulamentação para instituições financeiras que oferecem crédito consignado e cartões consignados. Conforme essa regulamentação, é obrigatória a informação desses dados ao INSS e à DataPrev.
Leia mais: CAIXA está pagando 2 ABONOS para quem TRABALHOU de 1971 a 1988
- taxa de juros mensal e anual;
- data do primeiro desconto;
- custo efetivo total (CET) mensal e anual;
- valor pago a título da dívida do cliente (saldo devedor original) quando a operação for de portabilidade ou refinanciamento;
- valor do IOF;
- informação diária das taxas de juros para as novas operações de empréstimo pessoal consignado, cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício.
- número de serviço de atendimento ao consumidor ou central de atendimento ao consumidor.
Consulta, beneficiários, crédito consignado, vantagens. Antes mesmo de entrar em contato com a instituição financeira, os beneficiários têm a opção de realizar a consulta das informações relacionadas ao crédito consignado através do site ou aplicativo do Meu INSS. Dessa maneira, podem analisar as vantagens disponíveis, tendo assim mais opções para tomarem suas decisões.
Leia mais: Bônus especial: INSS libera R$17.189,00 em agosto – Confira se você tem direito!
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!