Ótima notícia! Receita Federal confirma data de consulta ao novo lote de restituição IRPF (Imposto sobre a renda das Pessoas Físicas). Confira em seguida todas as informações.
Se você está entre as pessoas físicas que pagam o imposto de renda, a partir de segunda-feira (24) às 10h, a Receita Federal vai liberar as consultas ao terceiro lote de restituições com ano-base 2022. De acordo com o órgão, o valor total de repasses deve chegar a R$ 7,5 bilhões.
Nesse sentido, os pagamentos vão acontecer no dia 31 de julho, beneficiando 5.632.036 contribuintes, iniciando a creditação pelos brasileiros que fazem parte da lista prioritária. Continue acompanhando!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Restituição IRPF: contribuintes prioritários

Como mencionamos, a Receita Federal começa a creditação dos valores da restituição IRPF pelos contribuintes que fazem parte da fila prioritária. O valor total repassado para esse grupo corresponde a R$ 5,58 bilhões. Confira em seguida:
- Idosos acima de 80 anos: 16.536 contribuintes;
- Idosos entre 60 e 79 anos: 95.047 contribuintes;
- Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave: 9.740;
- Brasileiros com maior fonte de renda, o magistério: 30.700;
- Contribuintes com prioridade decorrente do uso da declaração pré-preenchida ou recebimento da restituição IRPF por Pix: 3.879.049.
Leia em seguida: Mudança no BPC LOAS preocupa beneficiários – Veja agora
Contudo, conforme informado pela Receita Federal, foram beneficiados 1,6 milhão de brasileiros que não estão inclusos no grupo prioritário, mas enviaram suas declarações até o dia 23 de março de 2023.
Como fazer a consulta da restituição IRPF?
A consulta acontece na página oficial da Receita Federal, para saber se você vai estar entre os beneficiados pelo terceiro lote da restituição IRPF, deve fazer a consulta a partir de segunda-feira. Posteriormente, ao acessar a plataforma, clique em “Meu Imposto de Renda” e após em “Consultar a Restituição”.
Mas para os que preferem praticidade, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para você baixa em seu celular, podendo ser Android ou iOS.
Leia em seguida: Previdência Social e INSS: Qual a diferença? Descubra agora
Malha Fina
A consulta a restituição IRPF permite que o contribuinte verifique a existência de alguma pendência que o impede de receber os valores ou se ele caiu na malha fina. Portanto, para saber se você caiu na malha fina deve consultar o extrato do imposto disponibilizado no site da Receita Federal, e-CAC.
Leia em seguida: DESENROLA BRASIL: Quais bancos irão participar do programa? Descubra agora
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!