O empréstimo consignado do INSS passou por algumas alterações que já estão valendo. Em virtude disso, os beneficiários devem estar cientes antes de realizar pedidos junto às instituições bancárias. Estas modificações também servem para tornar mais clara a linha de crédito para os beneficiários. Vamos entender um pouco melhor.
O que é e como funciona o empréstimo consignado do INSS?

O empréstimo consignado do INSS é um serviço financeiro destinado especificamente a esse público, trazendo mais benefícios do que as linhas de crédito convencionais. O pagamento das parcelas é realizado diretamente da conta do contratante, e por esse motivo, a taxa de juros tende a ser mais baixa, considerando que o risco de inadimplência é praticamente inexistente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Os empréstimos consignados também são disponibilizados para servidores públicos e militares, mas cada grupo possui um órgão regulador distinto. No caso dos beneficiários do INSS, a DataPrev é a entidade que regula e se encarrega das atualizações dos dados relacionados a essa modalidade de empréstimo.
Características do consignado
A taxa de juros para o empréstimo consignado do INSS é, no máximo, de 1,97% ao mês. O limite de parcelas é de 84 e os beneficiários podem comprometer até 35% do seu benefício para o pagamento das mesmas, algo conhecido como margem consignável.
Leia em seguida: Empréstimo Consignado do INSS tem mudanças significativas: Fique por dentro das novidades!
Além disso, os beneficiários podem usar 5% para o cartão de crédito consignado e mais 5% para o cartão benefício do INSS.
Mudanças no empréstimo consignado do INSS em 2023
A Portaria 1140, divulgada em 15 de junho de 2023, estabelece que as instituições financeiras que trabalham com crédito consignado, cartão de crédito consignado e cartão benefício devem fornecer ao INSS e à DataPrev as seguintes informações:
Leia em seguida: LISTA ATUALIZADA DAS DOENÇAS QUE DÃO DIREITO A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ DO INSS – Confira agora
- Taxa de juros mensal e anual;
- Data do primeiro desconto;
- Custo efetivo total (CET) mensal e anual;
- Valor pago para a dívida do cliente (saldo devedor original) quando a operação for de portabilidade ou refinanciamento;
- Valor do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
- Informação diária das taxas de juros
Leia em seguida: BÔNUS SURPRESA: INSS vai pagar benefício extra aos servidores esta semana – Descubra se você está incluso!
Assim, os beneficiários poderão verificar as taxas de juros do consignado através do aplicativo do Meu INSS. Esta medida visa a transparência com o beneficiário, fornecendo a ele a oportunidade de analisar e selecionar a melhor opção para a contratação do empréstimo.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!