As novas diretrizes do empréstimo consignado do INSS vieram para auxiliar os beneficiários no momento da contratação. Essas atualizações tem como objetivo dar mais transparência para o público contratante, além de opções antes de fechar o contrato.
O empréstimo consignado do INSS já havia passado por uma série de mudanças, como aumento de margem, diminuição da taxa de juros, dentre outras. Agora, a mudança envolve levantamento de dados das instituições bancárias e encaminhamento para a DataPrev. Saiba mais sobre isso.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Regras do empréstimo consignado do INSS em 2023

No ano de 2023, o empréstimo consignado do INSS teve alterações em suas regras, como a diminuição da taxa de juros de 2,14% para 1,97%. Dessa forma, nenhuma instituição financeira pode cobrar mais que isso dos contratantes.
Além disso, há uma margem consignável, ou seja, um percentual máximo que os beneficiários podem usar de seu salário para pagar as parcelas. Atualmente, esse valor é de 35%. As parcelas são descontadas diretamente da conta de quem contratou, em um limite de 84 vezes.
Leia mais: 14º Salário antecipado: Descubra como receber esse benefício antes do previsto em alguns bancos!
Essa margem também teve um aumento. Inicialmente, era de 30%. O aumento fez com que tivessem a possibilidade de contratar mais valores a menores taxas, sem ter que recorrer para os créditos pessoais que acabam cobrando altas taxas.
Novas diretrizes para o empréstimo consignado do INSS em 2023
No dia 15 de junho de 2023, teve a publicação da portaria 1140, que regulamentou que as instituições financeiras que operam crédito consignado e os cartões consignados, devem informar ao INSS e à DataPrev, os seguintes dados:
Leia mais: CAIXA está pagando 2 ABONOS para quem TRABALHOU de 1971 a 1988
- taxa de juros mensal e anual;
- data do primeiro desconto;
- custo efetivo total (CET) mensal e anual;
- valor pago a título da dívida do cliente (saldo devedor original) quando a operação for de portabilidade ou refinanciamento;
- valor do IOF;
- informação diária das taxas de juros para as novas operações de empréstimo pessoal consignado, cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício.
- número de serviço de atendimento ao consumidor ou central de atendimento ao consumidor.
Sendo assim, mesmo antes de entrar em contato com a instituição financeira, os beneficiários podem realizar a consulta pelo site ou aplicativo do Meu INSS das informações relacionadas ao crédito consignado. Dessa forma, podem verificar quais as melhores vantagens, com mais opções para se decidirem.
Leia mais: Bônus especial: INSS libera R$17.189,00 em agosto – Confira se você tem direito!
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!