Entenda a diferença entre Previdência e Social e INSS que muitos desconhecem. Confira em seguida todas as informações!
Você já deve ter ouvido falar em Previdência Social e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pois são termos usados com frequência quando se refere a benefícios para trabalhadores e proteção social. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que mesmo que estejam interligados, existem algumas particularidades. Continue acompanhando!
Diferença entre Previdência Social e INSS

Como mencionamos, existe diferença entre Previdência Social e INSS que os brasileiros precisam saber. Nesse sentido, a Previdência Social, consiste em um sistema mais amplo, voltado para a proteção social, garantindo a segurança financeira das pessoas em determinados momentos. Por exemplo, no caso de invalidez, doença, acidente de trabalho, entre outros.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Mas o objetivo principal da Previdência, está em disponibilizar para esses cidadãos renda e benefícios que contribuíram mensalmente ao longo de suas vidas profissionais.
Enquanto o INSS tem a responsabilidade de fazer a administração e a gestão da Previdência Social no país. Portanto, por meio do Instituto, os trabalhadores fazem contribuições e garantem benefícios previdenciários. Além de fazer o processamento mensal dos pagamentos como aposentadorias, auxílios e pensões.
Leia em seguida: 14º salário do INSS em dezembro 2023: Saiba se foi aprovado e quais são as últimas informações
Dessa forma, resumindo a diferença entre Previdência Social e INSS, a Previdência consiste no conjunto de normas, leis e políticas, para garantir amparo aos trabalhadores em situação de vulnerabilidade social. E o INSS, faz o operacional e gerência os benefícios previdenciários.
Vale destacar que a Previdência atende tantos o setor público que corresponde aos servidores públicos, como o setor privado que são os trabalhadores com carteira assinada, por exemplo. O Instituto fica responsável pelos trabalhadores do setor privado, pois o setor público conta com um regime próprio.
Leia em seguida: Aposentados têm acesso à NOVA CARTEIRINHA DOS IDOSOS – Descubra como solicitá-la!
Quais os benefícios previdenciários?
- Aposentadoria por Idade;
- Aposentadoria por Invalidez;
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Salário-maternidade;
- Além dos benefícios assistenciais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Leia em seguida: Idosos têm direito ao desconto na conta de luz: Saiba como solicitar a Tarifa Social de Energia!
Quem tem direito aos benefícios?
Agora que você sabe a diferença entre Previdência Social e INSS, precisa entender quem tem direito aos benefícios previdenciários. Nesse sentido, cada benefício possui suas regras para que a pessoa possa receber, no caso do auxílio-doença, o trabalhador com carteira assinada, somente vai pode solicitar se o seu afastamento for superior a 15 dias, ou seja, o órgão vai pagar a partir do 16.° dia.
Leia em seguida: Salário mínimo de R$1441 é oficializado pelo Governo – Veja quem terá direito!
Isso porque, os 15 primeiros dias ficam a cargo do empregador. Mas no caso do BPC/Loas, mesmo que a pessoa nunca tenha contribuído para o órgão, vai poder solicitar se preencha os requisitos legais, estando acessível para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!