Por meio da nova carteirinha dos idosos, os aposentados podem conseguir economizar mais dinheiro em 2023. Confira em seguida como emitir esse documento sem sair de casa!
A carteira do idoso funciona como um documento de identificação para os aposentados, contendo seus dados pessoais. Além disso, garante vantagens exclusivas para esse grupo. Continue acompanhando para entender melhor o seu funcionamento!
Nova carteirinha dos idosos: para que serve?

Primeiramente, precisamos destacar que a nova carteirinha está disponível para todos os idosos, ou seja, não atende apenas os aposentados. De acordo com a legislação em vigor, são considerados idosos, os brasileiros com 60 anos ou mais. Por isso, quem chegou nessa faixa etária, pode fazer a solicitação do documento, mas desde que preencha os requisitos legais.
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Os idosos brasileiros possuem direitos assegurados na legislação como, por exemplo, os previstos no Estatuto do Idoso. Dessa forma, eles conseguem economizar mais dinheiro e tempo solicitando os benefícios disponíveis. Esse documento vai auxiliar na identificação dessas pessoas.
Carteirinha do idoso: quem pode solicitar?
Utilizando a nova carteirinha dos idosos é possível garantir descontos de 50% nos transportes. Mas, a pessoa idosa precisa ter uma renda individual de até dois salários mínimos e estar devidamente inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).
Contudo, o documento tem validade por dois anos, assim como o CadÚnico, por isso decorrido esse prazo, os idosos precisam fazer a atualização.
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A nova carteirinha dos idosos deve ser aceita em todo o território nacional pelas empresas de transporte. Nesse sentido, o documento possui informações pessoais da pessoa que podem ser conferidas por meio do QR Code.
Como solicitar a nova carteirinha dos idosos?
Os idosos podem fazer a solicitação da nova carteirinha sem sair de casa, apenas utilizando o seu celular ou de algum familiar. Após seguir os comandos, basta a pessoa baixar o documento e imprimir, caso deseje, pois pode deixar salvo apenas em seu celular.
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A emissão ocorre por meio da plataforma da Carteira do Idoso. Dessa forma, acesse o site oficial (CLIQUE AQUI) e clique na opção “Emitir Carteira”, informe seu usuário e senha cadastrados na plataforma gov.br.
No entanto, se você não estiver cadastrado, acesse o gov.br e faça um cadastro. Além de emitir a nova carteirinha dos idosos, será possível acessar o Meu INSS, entre outros sites ligados ao governo federal.
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Por fim, aquele que tiver cadastro, deve digitar o número do CPF, e selecionar “continuar”, posteriormente, clique novamente em “emitir carteira”. Uma nova página vai abrir contendo algumas opções como, por exemplo, validar a carteira. Mas como se trata de uma solicitação, deve clicar em “emitir carteira da pessoa idosa”.
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