Conheça as doenças que dão direito ao INSS e garantem um amparo para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Confira em seguida.
Doenças psicológicas podem garantir o acesso da pessoa ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), com valor mensal de um salário mínimo. Esse benefício tem o objetivo de amparar os cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade econômica.
No entanto, o BPC não se trata de uma aposentadoria, mas sim de um benefício com caráter assistencial. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem a responsabilidade de fazer a manutenção desse benefício. Para ter direito de receber, o solicitante precisa passar por uma perícia médica.
A perícia médica é feito por um médico perito que faz parte do Instituto, por meio do procedimento, se verifica a incapacidade do requerente para o trabalho. No caso das doenças que dão direito ao INSS, a análise se concentra na saúde mental da pessoa.
Além disso, outros requisitos precisam ser comprimidos. Ou seja, estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico). Ter renda per capita familiar de 1/4 do salário mínimo por pessoa que resida na casa. Continue acompanhando!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
BPC: como solicitar?

Antes de falarmos sobre as doenças que dão direito ao INSS por meio do BPC, precisamos destacar alguns pontos desse benefício. Nesse sentido, em relação ao cálculo, se considera o Bolsa Família no caso daqueles que recebem, salários registrados e pensão alimentícia, por exemplo.
Contudo, benefícios assistenciais mantidos pelos municípios ou pelo estado, não integram o cálculo. Pata solicitar o BPC, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, plataforma da Previdência com todos os serviços disponíveis. Outra opção consiste na Central de Atendimento, telefone 135, de segunda a sábado das 7h às 22h.
Leia em seguida: O que Fazer diante de Descontos Indevidos para Aposentados do INSS? Descubra Agora!
Outra característica do benefício é que a pessoa precisa passar na perícia médica para acontecer a concessão e comece a receber. Desse modo, para que as doenças psicológicas que dão direito ao INSS possam passar no procedimento, a pessoa precisa comprovar a sua condição e o perito constatar que o impede de trabalhar.
Doenças que dão direito ao INSS em 2023
Pense como exemplo, a depressão, doença que acomete milhares de brasileiros. Desse modo, para ocorrer a concessão do BPC, os sintomas vivenciados pela pessoa, precisam a impedir de conseguir interagir com outras, sair de casa, cuidar da higiene pessoal, etc.
Leia em seguida: Salários atrasados do INSS: Previsão de pagamento anunciada com valor de R$ 1,9 bilhão – Confira!
Mas se mesmo sofrendo com a depressão, o indivíduo consegue falar, sair de casa, interagir com outras pessoas, manter suas responsabilidade familiares e domésticas, o benefício não vai ser aprovado.
Dessa forma, essa mesma linhagem, serve para as doenças que dão direito ao INSS se os incapacitar para o trabalho como psicológicas e mentais, entre elas o autismo, bipolaridade e esquizofrenia.
Leia em seguida: ABONO SALARIAL 2023: Lula garante pagamento do PIS/PASEP – Veja como aproveitar esse benefício!
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!