A nova carteirinha dos idosos para aposentados pode auxiliar muito esse público. Saiba como receber o documento, é fácil e a emissão pode acontecer de maneira online. Confira agora como funciona e para que serve esse documento.
A carteira do idoso serve como um documento de identificação para os idosos e conta com os dados pessoais. Apresentando esse documento, é possível garantir algumas vantagens. Entenda melhor como funciona.
Para que serve a carteirinha do idoso para aposentados?

Em primeiro lugar, a carteirinha não é apenas para quem está aposentado, mas para quem é idoso. Para a legislação brasileira, idoso é a pessoa com mais de 60 anos. Sendo assim, quem atingiu essa idade já pode solicitar, desde que cumpra os critérios de renda estabelecidos.
No Brasil, o idoso tem alguns direitos adquiridos e assegurados por lei através do Estatuto do Idoso. Então, eles podem economizar dinheiro e tempo ao solicitar esses benefícios. A carteirinha é uma maneira de identificar essas pessoas. Veja quais os critérios.
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Quem pode solicitar a carteirinha do idoso
Com esse documento, o idoso garante desconto de 50% nos transportes. Contudo, é preciso que a pessoa idosa tenha uma renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos. Além disso, precisa realizar o Cadastro Único.
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A validade do cadastro único é de dois anos, assim como da carteirinha do idoso. Passando esse prazo, precisa atualizar ambos.
As empresas de transporte são obrigadas a aceitar esse documento e ele vale em todo o território nacional. Esse documento contém as informações pessoais e um QR Code que serve para a sua validação pelas empresas.
Como os idosos podem solicitar a carteirinha?
O idoso que se enquadra nas regras pode solicitar a carteira e emiti-la de forma on-line. Após seguir os passos necessários, basta o idoso fazer o download e imprimir, se desejar.
Para realizar a emissão, é preciso acessar a plataforma específica da Carteira do Idoso. Basta acessar o link a seguir (CLIQUE AQUI). Na tela de início, há o campo “Emitir carteira”. O sistema vai pedir login e senha, que é o mesmo da plataforma gov.br.
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Mas, se você não tiver esse acesso, basta acessar o gov.br e criar, seguindo o passo a passo. Esse login dá acesso ao Meu INSS, carteira de motorista digital, dentre outros sistemas do Governo Federal.
Já possuindo o cadastro, basta digitar o CPF, clicar em “continuar”. Logo após, abre a tela principal e você deve clicar novamente em “emitir carteira”. Outra página se abre com diversas opções, inclusive para validar a carteira. Como você está solicitando, deve clicar na primeira opção “emitir carteira da pessoa idosa”.
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