Confirmado! Ministro da Previdência Social anuncia volta do pagamento de produtividade INSS ainda nesta semana. Confira em seguida mais informação.
Na última segunda-feira, dia 10, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, comunicou que nos próximos dias o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve assinar a medida provisória que estabelece o retorno do bônus de produtividade aos servidores do órgão.
Visando dessa forma a diminuição da fila de espera, permitindo que mais benefícios possam passar pela análise. Continue acompanhando!
Bônus de produtividade INSS: retorno deve acontecer ainda nesta semana

Como mencionamos anteriormente, o intuito do restabelecimento do bônus de produtividade está em reduzir a fila de espera da análise de benefícios no país. Nesse sentido, no final do mês de junho, aguardavam na fila de perícia médica e análise administrativa aproximadamente 1,8 milhão de solicitação de benefícios.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Por exemplo, de aposentadorias, pensão por morte, auxílio assistencial para idoso e pessoas com deficiência e salário-maternidade. Em entrevista à Agência Brasil, o ministro destacou que:
“Hoje tem uma média de 800 mil pedidos a cada mês, além da fila. Há três meses consecutivos estamos atendendo mais requeridos de pedido inicial, ou seja, estamos atendendo mais do que recebemos. O bônus de produtividade faz o chamado contraturno. Você tem um turno normal e você vai ter um contraturno, em que o servidor vai receber uma gratificação para poder fazer só a fila. Então nós vamos começar no final da fila, que é em torno de um ano, até o momento de hoje. A nossa intenção é até dezembro ficar com a fila enquadrada na lei, que é de 45 dias de demora.”
Leia em seguida: ACABA DE SAIR: Prova de Vida INSS JULHO 2023: Veja lista de quem precisa fazer
As expectativas por mais celeridade nas análises dos benefícios com o pagamento de bônus de produtividade INSS são grandes. Isso porque, muitos esperam a meses pela análise inicial do seu pedido, o que acaba gerando mais angústia em que precisa do benefício quanto antes.
Portal da Transparência
Além do bônus de produtividade INSS, outra novidade confirmada neste mês, se trata do lançamento do Portal da Transparência Previdenciária. Desse modo, qualquer cidadão pode acessar informações relativas ao tamanho e o perfil da fila de espera do órgão pela internet. No mês de junho, 36% das solicitações estavam dentro do prazo de até 45 dias.
Leia em seguida: MARAVILHA! NOTÍCIA CONFIRMADA – REVISÃO DO INSS: Receba até R$6.000 da Previdência – Veja como solicitar
O ministro destacou ainda a realização da informatização e convênios com órgãos públicos e ministérios para acontecer a otimização da produção da autarquia. Informando também que até o final deste ano, o país deve ter em torno de 39 milhões de segurados, defendendo gasto público com os beneficiários. Confira:
“Quem acha que é despesa não sabe o que é investimento. Sessenta por cento dos municípios brasileiros são sustentados pelos benefícios da Previdência Social. Esse mês foram R$ 60 bilhões. Não é gasto investir na economia”, disse Lupi.
Enfatizando ainda:
“A melhor e mais eficaz maneira de você fazer o crescimento econômico é jogar dinheiro na mão de quem precisa, porque essa pessoa vai comprar para sobreviver, para ter dignidade.”
Leia em seguida: Empréstimo BPC LOAS: Quando irá começar a ser pago? Veja agora REGRAS E VALORES
Por fim, essas últimas movimentações podem marcar um novo ciclo na Previdência, principalmente no que se trata do bônus de produtividade INSS que os servidores devem receber conforme as análises feitas.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!