O projeto de lei do 14º salário INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aguarda aprovação há quase três anos. Todavia, o abono extra surgiu para movimentar a economia dos aposentados e pensionistas durante a pandemia. Mas com o mesmo adiantamento nesse ano, surgem novas esperanças sobre o pagamento do valor.
O PL 4367/20 é de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT). Naquele ano, o 13º salário dos aposentados e pensionistas foi antecipado pela primeira vez, entre os meses de maio e junho. Portanto, surgiu o interesse de liberar esse abono como uma forma de garantir o orçamento dessas pessoas no final de ano.
Perto de completar três anos desde a primeira apresentação do projeto de lei, os aposentados e pensionistas ainda aguardam uma posição do governo. Será que o 14° salário INSS vai sair em 2023? Entenda.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Governo vai aprovar o 14° salário INSS?

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deu certeza sobre a liberação do pagamento do 14º salário do INSS. Afinal, seria preciso encontrar espaço no orçamento capaz de beneficiar todos aqueles que tiveram o décimo terceiro antecipado nos anos de 2020 e 2021.
Apesar de ser uma boa ideia, pois beneficia milhares de segurados, a aprovação depende de forças políticas. Portanto, os parlamentares precisam olhar para os aposentados de forma mais humana.
Leia mais: SUSPENSÃO DOS CONSIGNADOS por até 60 dias é possível? Entenda agora
Em março de 2023, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, também descartou a possibilidade do pagamento do 14° salário INSS.
Antecipação do abono
A aprovação do décimo quarto salário é algo quase impossível. Afinal, o projeto encontra-se estagnado. Ou seja, não houve nenhum avanço em sua tramitação.
Leia mais: Bolada no seu bolso: INSS libera R$17.189,00 em agosto – Veja se você tem direito ao valor
Entretanto, existem alguns bancos que estão oferecendo a antecipação desse valor. No caso, de até dois salários mínimos, R$2.640.
No entanto, o que muitos aposentados e pensionistas se esquecem é que esse valor é considerado um empréstimo. Afinal, não se tem certeza que o 14° salário INSS será liberado. O dinheiro oferecido, ainda, terá uma taxa de juros maior do que a praticada no mercado.
Por isso, cuidado ao aceitar a oferta do dinheiro. Mesmo necessitando da quantia, analise bem a proposta para não ficar endividado. Caso precise de um valor extra, recorra ao crédito consignado, afinal, ele dá a você melhores condições de pagamento.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!