O 14º salário está em discussão no Congresso Nacional, que tem como principal objetivo conceder um valor a mais aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além do pagamento regular do 13º salário.
Conforme já mencionado, existe a expectativa do abono extra ser aprovado neste ano. Além disso, o Governo Federal já antecipou o pagamento do 13° neste ano. As últimas duas parcelas terminam de ser quitadas em julho, de acordo com o cronograma oficial.
Porém, existe uma certa pressão para que o Governo Federal não realize novos projetos, a fim de evitar novos gastos. Para saber mais informações, leia a reportagem a seguir.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
14º salário

O Ministro Carlos Lupi deu uma entrevista para o jornal O Globo e ressaltou, entre os tópicos abordados, a questão do 14º salário do INSS. Em suma, existe uma organização para aprovar o abono ainda neste ano.
Além disso, existe um PL em tramitação na Câmara dos Deputados para a aprovação da emenda sobre o décimo quarto. Até o momento ele não conta com aprovação, tendo, ainda, baixas chances para tal.
Leia mais: CAIXA está pagando as COTAS do PIS PASEP- Consulte
Portanto, é importante ressaltar que o pagamento não será realizado, sendo informado por Carlos Lupi em sua entrevista. Além disso, afirmou que o 14º salário do INSS tem um peso muito alto para os gastos do Governo Federal.
Para mais, vale salientar que apenas quem recebe os benefícios previdenciários poderá receber o décimo quarto salário. Porém, existe a pretensão de mudança de regra, segundo informações transmitidas em entrevista aos jornais.
Como os bancos estão reagindo
Em suma, inúmeros bancos estão oferecendo a antecipação do 14º salário do INSS aos aposentados e pensionistas, já que a maioria da população acaba aceitando o valor antecipadamente, mesmo sem qualquer informação por parte dos órgãos oficiais do governo.
Leia mais: Decisão do STJ Impacta INSS e Gera Suspensão Parcial de Benefícios para Aposentados Endividados!
É importante ficar em alerta para que não haja a realização de empréstimos desconhecidos, pois muitos esquecem que essa antecipação da liberação do salário aos beneficiários se trata de um empréstimo bancário.
Quem poderá receber o 14º salário e qual o valor?
Em suma, os aposentados e pensionistas que recebem um valor igual a um salário mínimo devem receber um 14º salário equivalente a um salário mínimo. Já os segurados que recebem um valor superior a um salário mínimo somado a uma parcela proporcional à diferença entre o salário mínimo e o teto do INSS, receberam um valor estimado em R$7.087,22.
Leia mais: BPC LOAS: Como funciona e quem pode receber?
Confira a seguir quem tem direito ao benefício:
- aposentados;
- pensionistas;
- pessoas que recebem Auxílio-Doença;
- pessoas que recebem Auxílio-Reclusão;
- pessoas que recebem Auxílio-Creche.
Porém, não receberão o auxílio quem já recebe os seguintes benefícios:
- benefício de prestação continuada (BPC);
- pensão mensal vitalícia;
- auxílio-suplementar por acidente de trabalho;
- amparo previdenciário por invalidez do trabalhador rural.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!