A fila do INSS está com, em média, 1,7 milhão de brasileiros que estão aguardando retorno. Todavia, a resposta pode ser sobre a aprovação de aposentadorias, auxílios, pensões, entre outros benefícios.
De acordo com dados publicados no Portal da Transparência do INSS, 1.197.750 pessoas aguardam análise administrativa. No entanto, toda a documentação já foi enviada ao Instituto e está sendo analisada por um servidor. Além disso, outras 596.699 pessoas estão aguardando perícia médica.
O Portal da Transparência do INSS foi criado na primeira semana de julho, sendo o marco do início de soluções dados pelo novo presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto. Continue acompanhando para entender como será o procedimento para ter fim a fila do INSS.
Uma possível solução

Com a finalidade de tentar reduzir a fila das perícias médicas, o INSS implantou um projeto-piloto durante o mês de junho para reduzir o número de faltas. Afinal, de acordo com o Ministério da Previdência, uma em cada cinco pessoas não comparece à perícia agendada.
Os atendentes da Central 135 passaram a ligar diariamente para 5 mil pessoas, uma semana antes do agendamento da perícia. Portanto, havia o lembrete da perícia para confirmar a presença.
Mas o projeto-piloto entra na segunda fase, com ligações com o lembrete quintuplicado. Afinal, serão 25 mil por dia.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Fila do INSS: faltam peritos
No entanto, há outra dificuldade na hora de reduzir a fila do INSS, que é a falta de peritos médicos. Portanto, foi elaborada uma Medida Provisória que permitirá que os peritos recebam por hora extra trabalhada. Hoje em dia, cada perito pode realizar até 12 perícias por dia. Mas com a MP, esse número poderia crescer.
A medida já passou pela análise do Ministério da Previdência Social, do Ministério da Gestão e do Ministério do Planejamento. Porém, falta tramitar na Casa Civil e ter a assinatura do presidente.
Leia mais: Liberação extraordinária: INSS vai disponibilizar R$17.189 em agosto. Veja se você está na lista!
Além disso, o Ministério da Previdência pretende abrir um concurso para contratação de novos peritos. Todavia, a expectativa é que eles estejam em atividade no final de 2024.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!