O 13º salário do INSS é um direito garantido aos beneficiários que recebem determinados benefícios do órgão. No entanto, nem todos os beneficiários têm direito a esse abono, pois alguns benefícios não estão incluídos na lista dos contemplados. Em 2025, há uma expectativa significativa sobre quando esse pagamento será realizado. Este artigo aborda as informações disponíveis sobre o pagamento do 13º salário e quem pode não receber esse valor.
O valor do 13º salário é equivalente ao valor mensal recebido pelo beneficiário. Assim, se um beneficiário recebe um salário mínimo, seu 13º salário será de R$ 1.518. No entanto, esse valor é pago em duas parcelas, e a segunda parcela pode estar sujeita a descontos de imposto de renda, quando aplicável. Beneficiários que não completaram 12 meses de recebimento do benefício terão direito a um valor proporcional ao tempo de recebimento.
Quando Será Pago o 13º Salário do INSS em 2025?
Uma das principais dúvidas dos beneficiários do INSS é sobre o cronograma de pagamento do 13º salário. Desde 2020, devido à pandemia de Covid-19, o pagamento tem sido antecipado, com as duas parcelas sendo pagas no primeiro semestre do ano. Tradicionalmente, a primeira parcela era paga em agosto e a segunda em novembro. Em 2025, ainda não há confirmação sobre a continuidade dessa antecipação, então, até o momento, espera-se que os pagamentos ocorram nos meses tradicionais de agosto e novembro.
Quem tem direito ao 13º Salário?
O 13º salário é destinado a beneficiários de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade. Entretanto, aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao 13º salário.
Como Funciona o Cálculo do 13º Salário?
O cálculo do 13º salário é feito com base no valor mensal do benefício. Para aqueles que recebem o benefício por menos de um ano, o valor é calculado proporcionalmente ao número de meses recebidos. Por exemplo, se um beneficiário começou a receber o benefício em março, ele terá direito a 10/12 avos do valor do 13º salário. É importante lembrar que a segunda parcela pode sofrer deduções de imposto de renda, dependendo do valor total recebido pelo beneficiário.
3 grupos que não recebem o 13º Salário
Benefícios como o BPC/Loas e a RMV não incluem o pagamento do 13º salário. O BPC/Loas é destinado a idosos e pessoas com deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, enquanto a RMV é um benefício extinto, mas ainda pago a alguns beneficiários antigos. Esses benefícios são assistenciais e, portanto, não incluem o abono de Natal, como é o caso dos benefícios previdenciários.
Além disso, beneficiários que anteciparam o 13º salário através de empréstimos bancários terão o valor abatido quando o INSS realizar o pagamento, para quitar o empréstimo.
Para mais informações sobre o calendário de pagamentos do INSS e o 13º salário em 2025, é recomendável que os beneficiários fiquem atentos às comunicações oficiais do INSS e consultem regularmente o site do órgão para atualizações.

