O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a revisão de 140 mil benefícios em todo o país. Essa reavaliação pode resultar no reajuste dos valores recebidos pelos segurados. A revisão, que inicialmente seria encerrada em março, foi prorrogada até dezembro de 2025. Isso ocorre porque o processo está sendo feito manualmente pelos servidores do INSS, o que exige mais tempo para conclusão. Se você recebe benefício por incapacidade ou pensão por morte, continue lendo para entender se seu pagamento será afetado e como consultar sua situação.
Por que o INSS está revisando esses benefícios?
A revisão faz parte de uma ação determinada pela Justiça para corrigir um erro no cálculo de alguns benefícios concedidos entre 17 de abril de 2002 e 29 de outubro de 2009.
Naquele período, o cálculo da média salarial considerava 100% do período de contribuição, o que reduzia o valor final do benefício para algumas pessoas.
Com a correção, o cálculo passará a considerar apenas os 80% maiores salários de contribuição. Isso pode aumentar os valores pagos pelo INSS para os beneficiários que forem incluídos na revisão.
Quem será afetado pela revisão dos benefícios do INSS?
O INSS já definiu quais são os benefícios que passarão por essa revisão. Veja se você se enquadra nos critérios:
✅ Benefícios concedidos entre 17/04/2002 e 29/10/2009
✅ Benefícios por incapacidade ou pensões por morte
✅ Benefícios que não passaram pela revisão automática de 2012
Importante: A revisão está sendo feita apenas nos casos apontados pela Justiça, ou seja, não é possível solicitar a revisão por conta própria.
Qual será o novo cálculo dos benefícios?
O novo cálculo seguirá a seguinte regra:
- Antes: O INSS usava a média de 100% dos salários de contribuição.
- Agora: Será aplicada a média dos 80% maiores salários de contribuição.
Essa mudança pode aumentar o valor do benefício para muitos segurados, corrigindo distorções que ocorreram no passado.
Segundo o diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS, Vanderlei Santos, a correção atende a uma ação civil pública que exigia uma revisão justa dos cálculos anteriores.
Como consultar se o seu benefício está na lista de revisão?
Para verificar se o seu benefício será revisado, siga os passos abaixo:
1️⃣ Acesse o site ou aplicativo Meu INSS (gov.br/meuinss)
2️⃣ Faça login com seu CPF e senha cadastrados no portal Gov.br
3️⃣ Na barra de busca, digite “revisão”
4️⃣ Clique na opção “Histórico de Crédito de Benefício”
Se o seu benefício estiver incluído na revisão, será possível visualizar mais informações sobre possíveis ajustes.
O que fazer se o seu benefício for revisado?
Se o seu benefício estiver na lista, não é necessário fazer nenhuma solicitação. O INSS realizará a revisão automaticamente e informará o beneficiário caso haja alguma alteração no valor do pagamento.
Caso tenha dúvidas, você pode entrar em contato com o INSS pelos seguintes canais:
📞 Central de Atendimento 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h)
🌐 Meu INSS
Conclusão
A revisão de 140 mil benefícios do INSS pode garantir um reajuste nos valores pagos para quem teve o benefício concedido entre 2002 e 2009. Como o processo é manual, a prorrogação até dezembro de 2025 permitirá que todas as correções sejam feitas corretamente.
Se você se encaixa nos critérios, faça a consulta pelo Meu INSS e acompanhe as atualizações. Caso tenha direito a um valor maior, o próprio INSS fará o pagamento corrigido.
Fique atento às comunicações oficiais e evite golpes! O INSS não solicita dados bancários por telefone, WhatsApp ou e-mail. Se tiver dúvidas, entre em contato pelo telefone 135.