Muitas dúvidas surgem quando o assunto é o direito de receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas que sofrem de algum transtorno mental. O BPC é um benefício assistencial, não previdenciário, pago mensalmente no valor de um salário mínimo, destinado às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Porém, para ser concedido, necessita de uma perícia que comprove a impossibilidade de trabalho do solicitante.
A concessão do BPC é feita pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), porém, não deve ser confundida com a aposentadoria. O auxílio tem cunho social e para adquiri-lo é necessário passar por uma perícia médica e social, que comprove a situação de vulnerabilidade financeira e a incapacidade de trabalhar.
O Benefício para Portadores de Doenças Psicológicas

Muitas pessoas questionam sobre quais doenças psicológicas dão direito a receber o BPC. A resposta para esse questionamento realmente é relativa, pois, a concessão do BPC está diretamente ligada a incapacidade de trabalho do solicitante, independentemente do tipo de transtorno mental que o mesmo possua.
Leia mais: INSS Bonifica Aposentados com R$1980: Você Está Ciente Desta Iniciativa?
A depressão, por exemplo, pode ser uma condição que libera o BPC, porém, apenas em casos onde a pessoa em situação de vulnerabilidade social se recusa a sair de casa, a ter contato com outras pessoas, a cuidar da própria higiene pessoal, e outras atividades diárias. Caso contrário, mesmo apresentando quadros de depressão, mas, cumprindo com responsabilidades diárias, a solicitação de BPC pode ser negada.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quais Doenças Psicológicas dão Direito ao BPC?
O mesmo ocorre para outros tipos de deficiências mentais e incapacidades psicológicas, como o autismo, esquizofrenia e bipolaridade, por exemplo. O importante é demonstrar, por meio de laudos médicos e de perícia, como tais condições afetam a capacidade de trabalho do indivíduo.
As pessoas de qualquer idade que apresentem este tipo de incapacidade podem ter direito a receber o BPC, assim como os idosos com mais de 65 anos em situação de vulnerabilidade.
Leia mais: REVISÃO DA VIDA TODA do INSS terá grupo para pagamentos. Descubra AGORA como pedir!
As doenças psicológicas abrangem não apenas alterações psíquicas, mas também possíveis sintomas físicos decorrentes destas alterações. Pessoas podem nascer com algum transtorno ou desenvolver ao longo da vida devido a diferentes circunstâncias, como traumas, ambientes opressivos, casos de violência, entre outros.
Como Solicitar o BPC?
Para solicitar o benefício, o primeiro passo consiste em inscrever-se no Cadastro Único, que gerará um NIS (Número de Identificação Social) para cada pessoa da família. Para receber especificamente o BPC, é necessário que a renda por pessoa da família não ultrapasse 1/4 do salário mínimo vigente, o que equivale a R$ 330 por membro.
Leia mais: APOSENTADORIA POR INVALIDEZ com NOVO VALOR 110% em 2023 – EXCLUSIVO!
A solicitação do benefício é feita online, no portal Meu INSS, e a concessão do mesmo depende de um agendamento para passar pela perícia médica e social.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!