Atualmente, a fila de espera para realização da perícia médica do INSS, conta com um milhão de segurados. Nesse sentido, em comparação com dezembro do ano passado, o aumento corresponde a 14%. Mas esse procedimento possui diversas novidades como a modalidade online. Saiba mais!
Perícia médica do INSS: fila de espera tem crescimento constante

Desde o mês de dezembro de 2022, a fila de espera para a perícia médica feita pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cresce gradativamente. No mês mencionado, em torno de 930 mil segurados esperam algum benefício previdenciário. Assim, a estimativa é que a cada dez pessoas, oito aguardam por mais de 45 dias.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
No entanto, mais da metade desses segurados se quer possuem a perícia inicial, por isso, não estão recebendo nenhum benefício. Conforme levantamento da Associação Nacional dos Peritos Médicos, 30% das solicitações podiam ser descartadas devido aos CPFs daqueles que não trabalham. Por exemplo, de crianças ou aposentados.
A Associação defende ainda a adoção emergencial do “atest med” para auxiliar na redução das filas da perícia médica do INSS. Confira em seguida trecho da fala de Francisco Cardoso, vice-presidente da Associação Nacional de Peritos Médicos Federais:
“O cidadão conseguia colocar remotamente um atestado médico, é feita uma verificação da credulidade desse atestado, sem entrar no mérito da incapacidade, e o benefício era concedido às custas do INSS. Isso se fez com que não tivéssemos fila durante a pandemia”.
Leia em seguida: APOSENTADORIA ESPECIAL: STF adia DECISÃO sobre REFORMA da Previdência do INSS!
INSS lança curso para profissionais que realizam perícia médica
De acordo com Adroldo da Cunha Portal, secretário do Regime Geral da Previdência Social, o governo federal deve fazer a abertura de concurso para contratação de 1.700 médicos para atuarem na perícia médica do INSS.
Leia em seguida: REVISÃO DO INSS: Valores Atrasados PAGOS – Consulte seu DIREITO e VALORES agora!
O órgão está a mais de dez anos sem fazer concurso específico para a contratação de médicos peritos. Dessa forma, filas intermináveis estão se formando a cada dia. Os dados do mês de abril de 2023, apontam que existem 2.384 cargos vagos para a Carreira da Perícia Médica Federal.
No entanto, para trabalhar na realização de perícia médica do INSS, se exige diploma de conclusão de curso de Graduação de Nível Superior em Medicina.
Leia em seguida: ATENÇÃO PARA PROVA DE VIDA INSS: Não esqueça do 2º semestre! Veja lista de quem precisa realizar
Como funciona a perícia médica do INSS?
A perícia médica do INSS começa quando o segurado faz uma solicitação de benefício previdenciário. Desse modo, ele apresenta documentos para comprovação da sua incapacidade. Após o órgão vai agendar uma perícia com um médico que compõem os quadros da Instituição.
Leia em seguida: INSS ESTÁ PAGANDO R$6.000 pelo CELULAR – VEJA como RECEBER
Portanto, na data agenda, o segurado precisar ir até a agência do INSS com a documentação em mãos como, por exemplo, laudos, exames e relatórios. Durante o procedimento o médico vai fazer uma análise clínica do quadro da pessoa e conferir os documentos apresentados.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!